Com 60 partidas disputadas em 2023, Fábio, campeão da Libertadores pelo Fluminense, pode chegar ao fim da temporada igualando seus anos com mais jogos. Para isso, o arqueiro terá que ser titular ou ao menos entrar em campo nas cinco rodadas do Brasileirão que restam ao tricolor e nos dois jogos do Mundial de Clubes, em dezembro.
As temporadas em que Fábio mais atuou foram em 2005, primeiro ano como goleiro no Cruzeiro, e em 2014, ambos os anos com 67 partidas disputadas. Em 2023, o camisa 1 do tricolor já chegou à casa dos 60 jogos, e com sete restantes, pode igualar seu próprio recorde aos surpreendentes 43 anos de idade.
Renovação e recordes
Com 121 jogos pelo Fluminense até aqui, Fábio renovou contrato e será goleiro do clube até o fim de 2025, quando completará 45 anos. O arqueiro se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida oficial pelo tricolor, além disso, é também o atleta mais velho a conquistar uma Copa Libertadores, superando o ex-goleiro uruguaio Éver Almeida. No Campeonato Brasileiro, outro recorde: jogador com maior idade em atividade em edições de pontos corridos.
Passagem vitoriosa
Desde que chegou ao Fluminense em 2022, Fábio coleciona títulos importantes no clube. Na temporada passada, o goleiro foi campeão da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca, algo que o tricolor não conquistava há dez anos. Nesta temporada, voltou a levantar troféus com os bicampeonatos da Taça Guanabara e do Carioca, com virada histórica em cima do Flamengo e direito à goleada no segundo jogo por 4 x 1.
+ Após cinco dias de folga, elenco do Fluminense se reapresenta de olho no São Paulo
Porém, a taça mais importante da carreira de Fábio veio justamente com o título que faltava tanto ao goleiro, quando ao Fluminense: a Copa Libertadores. Após eliminação em 2022 na fase pré-eliminatória para o Olimpia, o arqueiro foi peça fundamental na conquista da competição continental em toda a jornada, fazendo boas defesas também na final contra o Boca Juniors.
De cabelo platinado, Fábio e Fluminense voltam a campo no próximo dia 22, em jogo que marcará entrega das faixas de campeões contra o São Paulo. Será o primeiro jogo do tricolor como mandante no Maracanã após a conquista da Copa Libertadores.