Athletico

Felipão destaca “espírito de clássico” da equipe e projeta reta final da temporada

José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico saiu vitorioso no clássico contra o Coritiba na noite deste domingo (16) por 1 a 0 na Arena da Baixada, com uma postura bastante elogiada pelo treinador Felipão em entrevista coletiva. Segundo Scolari, sua equipe voltou a mostrar o que vinha mostrando nos últimos meses.

— A gente foi tendo alguns percalços depois do jogo contra o Palmeiras (semifinal da Libertadores), algumas situações que não gostamos e fomos tentando modelar uma equipe que tivesse esse espírito. Não precisa ser clássico para ter esse espírito. Se esse espírito continuar, nós podemos ter dificuldades em organizar, em fazer gols, mas pelo menos vamos dificultar muito mais para a equipe que jogar contra nós.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Analisando a partida, Felipão aprovou a atuação do Furacão na vitória, mas reconheceu que o rival deu trabalho para sua equipe.

— Tivemos a oportunidade de vencer umas três ou quatro vezes, fizemos aquilo que fomos acostumados a fazer no Campeonato Brasileiro e na Libertadores. Não posso dizer que o Coritiba não teve chances porque teve sim, aqueles chutes de fora da área nós tentamos que não acontecessem mais no 2º tempo com uma colocação melhor dos jogadores de meio e lado de campo.

Felipão também discutiu a importância da vitória no clássico para o seguimento da tabela e na meta rubro-negra de estar entre os classificados para a Libertadores de 2023.

— Hoje tivemos a felicidade de fazer o gol nos minutos finais e conseguir uma vitória importante, não por ser o Coritiba que são os mesmos três pontos de qualquer outra equipe, mas nós ficamos na 6ª posição, 4 pontos na frente do 7º e nos dá um pouco mais de respiro para o restante do campeonato. O Athletico tem o desejo de Libertadores no ano que vem, para estar na Libertadores eu preciso seguir entre os 6 melhores, e assim temos que continuar. Nós queremos mais, nós podemos mais, nós fazemos mais.

Inevitavelmente, Felipão foi perguntado sobre a final da Libertadores deste ano no dia 29 de outubro contra o Flamengo. Um dos tópicos mais evidentes foi como o treinador vai escalar sua equipe titular em Guayaquil, que segundo o técnico, já tem 10 nomes certos.

— Nos treinamentos não como idealizar uma equipe do Flamengo, e o Athletico ainda tem Red Bull Bragantino e Palmeiras (pelo Brasileirão). Nos jogos a gente vai corrigindo algumas coisas. Tem que partir para cada jogo com dedicação.

Novamente citando o “espírito competitivo”, Felipão disse que este será fundamental na decisão para que o Athletico se iguale ao nível do adversário.

— Se nós observamos os jogadores do Flamengo, seu elenco em geral, sabemos que eles têm melhores condições que nós. Mas pode ser que não tenham o mesmo espírito, a mesma vontade de ser campeão da Libertadores. Precisamos ter esse espírito, que nos levou à final. Com ele vencemos na Argentina, vencemos o Palmeiras. Ainda tenho mais dois jogos para formatar a equipe definitivamente, de uma maneira que complique a vida do Flamengo.

Talvez a única posição em aberto na cabeça de Felipão, a dúvida entre Terans e Alex Santana no meio-campo foi um tópico perguntado ao treinador, que respondeu com bom humor.

— Nem eu sou titular naquela vaga ali, tanta coisa que pode acontecer nesse meio de caminho. O Alex tem um estilo de jogo que pode ser útil se precisarmos. Mas o para o Alex jogar nós temos que saber que ele tem dificuldades de jogar com o “10” de costas, de frente ele tem muita visão e participa.

Outra questão foi a do meia Marlos, que não tem sido relacionado por Felipão para os últimos jogos. O camisa 10 está bem fisicamente e tem a simpatia de grande parte da torcida rubro-negra.

— É uma opção minha. Eu não dou explicação nenhuma para torcedor porque torcedor é apaixonado por A ou por B e eu quero ver o Athletico bem. Tenho 26 jogadores, posso relacionar 22 para o jogo, tenho 7 no meio-campo e tenho que colocar 3 reservas. Se eu tiver que explicar qualquer coisa para a torcida, tô morto. Cada um tem seu jogador preferido, eu tenho o Athletico como preferência.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo