A Scuderia Ferrari, construtora da Fórmula 1, anunciou nesta quinta-feira (5) a nomeação de um novo diretor técnico para a equipe: o francês Loïc Serra. Ele assume o cargo a partir do dia 1° de outubro, de acordo com nota da escuderia.
O francês é ex-diretor de desempenho da Mercedes, junto com o belga Jêrome D’Ambrosio, ex-piloto que ocupava o cargo de chefia do desenvolvimento de pilotos. Ambos foram anunciados na Ferrari em maio deste ano, seguindo a notícia do contrato da equipe italiana com Lewis Hamilton.
Inicialmente, Serra ocuparia a mesma posição que exercia na Mercedes. No entanto, o francês vai assumir o cargo de Enrico Cardile – que deixou a Ferrari em junho — como diretor técnico. Cardile agora integra a equipe Aston Martin.
Leia a nota da Ferrari na íntegra:
A Scuderia Ferrari HP anuncia que confiou o papel de Diretor Técnico Chassis à Loic Serra.
Conforme anunciado anteriormente, o engenheiro francês, nascido em 1972, se juntará à equipe em 10 de outubro. Nesta nova função, Loic vai responder diretamente ao Líder da Equipe, Fred Vasseur.
Serra será, portanto, responsável pelos seguintes departamentos: Engenharia de Projetos de Chassi, liderada por Fabio Montecchi; Desempenho de Veículos, liderada por Marco Adurno; Aerodinâmica, liderada por Diego Tondi; Engenharia de Pista, liderada por Matteo Togninalli e Operações de Chassi, liderada por Diego Loverno, que também continua no papel de Diretor Esportivo.
O papel de Diretor Técnico da Unidade de Energia continua a ser atribuído a Enrico Gualtieri, reportando-se diretamente a Fred.
De acordo com as informações, Loïc passa a assumir de fato a posição apenas para o Circuito das Américas, no GP dos Estados Unidos. A próxima etapa da Fórmula 1 é no Azerbaijão, no Circuito Urbano de Baku, entre os dias 13 e 15 de setembro.