A 16ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2022 começou nesta sexta-feira (9), com o GP da Itália. Na casa da Scuderia Ferrari, Charles Leclerc fez a festa dos tifosi como o mais rápido, com 1min22s410, seguido pelo companheiro de equipe, Carlos Sainz.
O TL1 foi comandado pela dupla da Ferrari, mas também teve destaque da dupla da Mercedes. Os ingleses George Russell e Lewis Hamilton, respectivamente, vieram na terceira e quarta posição. Fechando o top 5 do primeiro treino, a 0s470 de Leclerc, está o atual campeão Max Verstappen.
Os pilotos da Red Bull começaram o treino da liderança mas, com a entrada dos compostos macios, a Ferrari apareceu e Leclerc assumiu uma vantagem de 0s410 para Verstappen. Com 15 minutos para o final, Sainz chegou à segunda posição, a 0s077 do companheiro de equipe.
Fora do grid regular, Antonio Giovinazzi substituiu Mick Schumacher guiando a Haas, enquanto Nyck de Vries assumiu o volante da Aston Martin no lugar de Sebastian Vettel. Os pilotos terminaram o treino na 18ª e 19ª colocação, na frente de Nicholas Latifi, da Williams.