Copa do Nordeste

Ferroviário apronta sobre Ceará na estreia da Copa do Nordeste; CRB e Náutico largam bem

Ferroviário vence Ceará no Clássico da Paz
Lenilson Santos/Ferroviário AC

A primeira rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste 2023 teve sequência e encerramento neste domingo (22), com mais quatro jogos disputados. A grande surpresa foi a excelente vitória do Ferroviário sobre o Ceará no primeiro Clássico da Paz da atual temporada. Em jogo disputado no Estádio Presidente Vargas, o PV, em Fortaleza/CE, o Tubarão da Barra venceu por 3 a 0, com dois gols de Ciel e um de Erick Pulga.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O clássico começou bastante disputado. O Ceará exigiu duas grandes defesas do goleiro Douglas e, em resposta, o Ferroviário quase abriu o placar com Felipe Guedes, mas o travessão impediu. Porém, aos 20 minutos, a bola balançou as redes. Após a arbitragem marcar pênalti cometido por Luiz Otávio em Felipe Guedes, Ciel cobrou bem e abriu o placar ao FAC. Na reta final do primeiro tempo, o próprio atacante teve duas chances claríssimas, mas o goleiro Richard fez defesas milagrosas, além de Fabão quase ter marcado de cabeça. Mas quem ampliaria a vantagem coral era Erick Pulga. Aos 44, o atacante fez boa jogada individual, passou pela defesa adversária e marcou um golaço.

Ciel marcou dois gols na vitória do Ferroviário sobre o Ceará
Lenilson Santos/Ferroviário AC

No segundo tempo, os alvinegros entraram em campo mais motivados e com modificações para buscar o empate. Mas o Ferrão mostrou que estava decidido a vencer quando Ciel, no auge de seus 40 anos, marcar o segundo dele no clássico aos 12 minutos, em boa cobrança de falta. Com três gols de desvantagem, o Ceará tentou pressionar de todas as formas, mas tropeçou nas próprias iniciativas, na serenidade do rival e terminou a partida sob os protestos da torcida, maioria no PV.

CRB vence Sergipe em seu primeiro jogo no Trapichão

Fechado desde o último mês de novembro para total revitalização do gramado, o Estádio Rei Pelé, o Trapichão, em Maceió/AL, voltou a receber futebol na tarde deste domingo, com as estreias de CRB e Sergipe no Nordestão. No duelo de alvirrubros, melhor para o alagoano, que venceu por 1 a 0 com gol marcado por Juninho Valoura.

CRB vence Sergipe na Copa do Nordeste
Francisco Cedrim/CRB

O primeiro tempo foi muito abaixo. O forte calor na capital alagoana interferiu no desempenho dos atletas na etapa inicial. O CRB chegou bem com Gabriel Conceição ao finalizar na saída de Dida e Renato em três oportunidades, mas não acertou o alvo. O Sergipe teve boa chance com Léo Rocha, mas o meia isolou lance claro de gol. Na etapa complementar, a pressão regatiana foi intensificada e Dida fez o que pôde para não ser vazado, mas não teve o que fazer aos 23 minutos, quando Juninho Valoura arriscou de fora da área e marcou um golaço para garantir três pontos ao Galo.

Náutico suporta pressão do Atlético de Alagoinhas e estreia bem

Se um time teve que suar muito para sair com a vitória, foi o Náutico. No Estádio Municipal Antônio de Figueiredo Carneiro, o Carneirão, em Alagoinhas/BA, o Timbu enfrentou o Atlético e conquistou importantíssimos três pontos ao obter triunfo simples. O jogo foi tecnicamente fraco, os baianos pressionaram e tiveram claríssimas tentativas, mas a vitória foi pernambucana graças ao gol de Júlio.

Atlético-BA pressionou bastante, mas Náutico conquistou a vitória
Divulgação/Atlético-BA

Do início ao fim, o domínio foi do Atlético de Alagoinhas. Mas o contra-ataque foi determinante no resultado da partida. Aos dez minutos, Paul Villero avançou em rápido contragolpe e acionou Júlio em profundidade. O atacante deslocou o goleiro Fábio Lima e marcou. A pressão do Carcará vinha mais na disposição do que na qualidade das jogadas. Foram inúmeros cruzamentos, tentativas diversas na bola alçada na área, mas a defesa do Náutico era eficiente em tirar o perigo. Apesar do sufoco, a pressão foi controlada e o goleiro Vagner, exigido na reta final do confronto, trabalhou bem e garantiu o bom resultado ao escrete de Rosa e Silva.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo