Copa do Nordeste

Ferroviário vira sobre Santa Cruz e avança às quartas; Sampaio Corrêa e Campinense empatam

Erick Pulga comemora gol da virada do Ferroviário sobre Santa Cruz
Lenílson Santos/Ferroviário AC

O Santa Cruz tinha uma enorme chance de sair com uma vitória importante que poderia deixar a classificação às quartas de final da Copa do Nordeste bem adiantada. Na noite desta quarta-feira (8), o Tricolor do Arruda enfrentou o Ferroviário no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza/CE, pela sétima rodada da fase de grupos do torneio regional. Tudo ia muito bem quando Pipico abriu o placar aos 13 minutos e tinha total controle da partida. Mas a falta de concentração e o desperdício de claras finalizações resultou na virada e na vitória dos cearenses por 2 a 1, com gols marcados por Ciel e Erick Pulga nos minutos finais. Como resultado, os pernambucanos se complicaram, enquanto o Tubarão garantiu a classificação de forma inédita às quartas do Nordestão.

A partida começou com a finalização de longa distância executada por Felipe Gedoz e a primeira de muitas intervenções providenciais feitas pelo goleiro Douglas Dias. As equipes marcavam forte, erravam passes e buscavam o ataque, mas o Santa Cruz saiu na frente. Aos 13 minutos, Maranhão recebe de Gedoz, fica de frente a Douglas Dias, mas para no goleiro. No rebote, Pipico completou ao gol e comemorou não apenas o gol, mas a permanência na equipe coral até o fim do ano. Aos poucos, o Ferroviário ameaçava, mas as oportunidades mais claras eram dos visitantes, mas Maranhão as desperdiçou.

Ciel comemora gol do Ferroviário na vitória sobre Santa Cruz
Lenílson Santos/Ferroviário AC

No segundo tempo, o começo foi de domínio do Tubarão. A melhor chance até então era com Lincoln, que não empatou o jogo por Marcus Vinícius ter salvado o Santa em cima da linha. O time pernambucano teve novas chances claras com Maranhão, Pipico e Dayvid. Os três falharam na execução e perderam as chances que poderiam dar a tranquilidade necessária para vencer o jogo sem sustos. Com o tempo, a falta de concentração e de pontaria resultou na pressão cearense. E, após várias tentativas em toda a etapa complementar, os donos da casa foram premiados. Aos 35, a defesa coral vacilou, a bola ficou viva na área e Ciel completou de cabeça para empatar o jogo. Nos acréscimos, aos 46, veio a virada. João Erick perdeu a bola no meio de campo e o contragolpe foi iniciado. Erick Pulga venceu Yanno na velocidade e finalizou na saída de Michael para garantir a vitória do Tubarão.

Sampaio Corrêa empata com Campinense no fim e está eliminado

Na primeira partida de Evaristo Piza como técnico do Sampaio Corrêa, a equipe maranhense recebeu o Campinense no Estádio Governador João Castelo, o Castelão, em São Luís/MA. Era esperada a vitória do Sampaio pela fragilidade e a eliminação antecipada dos paraibanos. Mas a expectativa do torcedor tricolor caiu por terra. O jogo terminou empatado em 1 a 1, selou a eliminação de ambos e as quatro vagas do Grupo A definidas. Thiaguinho abriu o placar à Raposa campineira, mas Roney empatou nos acréscimos ao Tricolor de São Pantaleão.

O Sampaio Corrêa teve mais domínio na partida como um todo, mas o fator mando de campo foi bem predominante na primeira etapa. Logo aos cinco minutos, Vitinho teve a chance, mas o zagueiro Carlão travou. Logo depois, o próprio Vitinho cruzou para Joécio, mas o defensor errou o alvo no cabeceio. O Campinense atacou uma única vez no primeiro tempo, quando Mauri deu sequência a contragolpe, arriscou de fora da área e acertou o travessão. Matheus Martins teve várias tentativas na reta final, mas não marcou.

Sampaio Corrêa empata com Campinense e ambos estão eliminados do Nordestão
Ronald Felipe/Sampaio Corrêa

O segundo tempo começou da mesma forma que terminou o primeiro: muita pressão e diversas chances dos atacantes Matheus Martins e Rafael Furtado. Porém, os paraibanos levaram bastante perigo nas poucas vezes que atacou. Em uma dessas, abriu vantagem. Aos 25 minutos, Thiaguinho foi acionado em velocidade, passou pelo goleiro Luiz Daniel e completou ao gol vazio. Após as mudanças, o Sampaio voltou a ter mais posse de bola, mas não conseguia criar reais chances. O que veio acontecer nos acréscimos. Aos 45, após tabelar com Alyson, Roney recebeu de calcanhar e chutou forte para empatar o jogo. A virada poderia ter ocorrido, mas Otávio fez boa defesa em chute de Nadson.

Sequência

Pela Copa do Nordeste, quem mais saiu vencedor foi o Ferroviário. O Tubarão assumiu o terceiro lugar, com 13 pontos, garantiu classificação e definiu quem são as equipes do Grupo A que estarão na próxima fase: além dos próprios cearenses, Fortaleza, Sport e CRB garantiram vaga. O Sampaio Corrêa está no Grupo A, mas permanece na quinta posição com oito pontos e está eliminado, assim como o Campinense, penúltimo lugar do Grupo B com cinco pontos. O Santa Cruz poderia terminar entre os quatro primeiros da chave, mas segue na quinta colocação com oito pontos, dois à frente do rival Náutico.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

O Santa Cruz ainda tem um jogo a menos em relação à maioria dos concorrentes, a ser disputado contra o arquirrival Sport, no Clássico das Multidões programado às 17h30 do sábado (18), no Estádio Adelmar da Costa Carvalho, a Ilha do Retiro, no Recife/PE. Na última rodada, todas as partidas serão disputadas às 21h30 da quarta-feira (22). O Santa Cruz irá enfrentar o Fortaleza no Estádio José do Rego Maciel, o Mundão do Arruda, no Recife/PE; o Campinense terá o Vitória como adversário no Estádio Governador Ernani Sátyro, o Amigão, em Campina Grande/PB; o Ferroviário vai medir forças contra o Náutico no Estádio Eládio de Barros Carvalho, os Aflitos, no Recife/PE; o Sampaio Corrêa vai se despedir do Nordestão em duelo contra o Sergipe na Arena Batistão, em Aracaju/SE.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo