O presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou nesta sexta-feira (16) a criação do Mundial de Clubes feminino. Sem dar maiores detalhes sobre a organização do evento, o mandatário confirmou a ideia de ter um torneio dedicado às mulheres. No entanto, a competição ainda não tem data, local ou participantes definidos. Na mesma entrevista coletiva, também foi confirmada ainda a criação da Copa do Mundo feminina de Futsal e uma alteração no número de participantes nos Jogos Olímpicos.
+ Presidente da Fifa confirma Mundial de Clubes com 32 times a partir de 2025
+ FIFA anuncia Marrocos como sede do Mundial de Clubes em fevereiro, com Flamengo e Real Madrid
O Mundial de Clubes feminino já era planejado pela Fifa, que precisou agilizar a criação devido ao desejo por parte da UEFA e da Conmebol em realizar um jogo entre os campeões da Champions feminina e Libertadores. A decisão foi tomada depois da reunião do Conselho da entidade máxima do futebol.
Além da criação do Mundial de Clubes feminino, a Fifa também anunciou que o torneio feminino dos Jogos Olímpicos será ampliado de 12 para 16 equipes, mesmo número de participantes do torneio masculino.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
A Fifa também informou que o calendário internacional de partidas (datas Fifa) não será alterado até 2025. Além disso, as sedes das Copas do Mundo Feminina da FIFA de 2027 e 2031 a serem decididas em 2024 e 2025, respectivamente.
O Palmeiras conquistou a Libertadores feminina em outubro de 2022, ao vencer o Boca Juniors por 4 a 1 na decisão. As palestrinas foram campeãs com uma campeã perfeita, neste que é o primeiro título do clube no torneio. Atualmente, o campeão da Champions League feminina é o Lyon, que bateu o Barcelona na última final do torneio.