A Fifa apresentou, nesta quinta-feira (14), o novo troféu do Mundial de Clubes de 2025. O torneio terá a participação de 32 equipes de todos os continentes e ocorrerá de quatro em quatro anos. O artefato não tem o formato tradicional de uma taça e foi produzido em colaboração da joalheria de luxo Tiffany & Co.
-Inovador, inclusivo, inovador, verdadeiramente global. O novo Mundial de Clubes da Fifa com 32 seleções merece um troféu que represente tudo isso – afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
O troféu de 24 quilates de ouro tem inscrições feitas a laser dos dois lados, exibindo textos e imagens que retratam a história do futebol. Essas inscrições têm o mapa-múndi e os nomes de todas as 211 Associações e das seis confederações que são membros da Fifa. O centro do disco tem uma série de ícones da história do futebol, incluindo os estádios. Além disso, tem uma gravura com 13 idiomas diferentes e Braille.
Regras da competição
As 32 equipes que participaram da competição serão divididas em oito clubes com quatro times em cada. Eles serão formados a partir de um sorteio que levará em consideração fatores esportivos e geográficos.
O confronto direto será o primeiro critério de desempate dentro de cada grupo, o saldo de gols e a quantidade de gols marcados serão os outros dois critérios. Os dois melhores times de cada grupo se classificaram para as oitavas. Em caso de empate no mata-mata, a partida irá para a prorrogação e pênaltis, caso seja necessário.
O Mundial de Clubes será disputado nos Estados Unidos entre os dias 15 de junho e 13 de julho de 2025. Fora isso, terá 11 sedes que serão espalhadas pelo país. A final está prevista para ser disputada em jogo único, no Estádio MetLife, em Nova York.
Até o momento, o Mundial de Clubes tem 31 participantes já definidos. O último a ser conhecido será o campeão da Libertadores. A decisão sairá no próximo dia 30 de novembro, quando Atlético-MG e Botafogo vão se enfrentar no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.