A Fifa se pronunciou nesta sexta-feira sobre a polêmica referente ao gol do Japão – responsável por garantir a vitória contra a Espanha, por 2 a 1, e a consequente eliminação da Alemanha na primeira fase da Copa do Mundo. A entidade máxima diz que o lance passou pela checagem do VAR para ser validado e que a bola não saiu de campo, utilizando um vídeo para explicar a tecnologia aplicada.
– O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não – disse a Fifa, na postagem das redes sociais.
– Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola inteira não estava fora de jogo – destacou.
O lance causou polêmica, pois em algumas câmeras da transmissão dava a impressão de que a bola havia cruzado totalmente a linha de fundo. O vídeo publicado pela Fifa explica como é possível a parte inferior da bola ter saído de campo, enquanto ela ainda tem uma parte sobre a linha.
+ LEIA AS NOTÍCIAS DA COPA DO MUNDO