A FIFA obteve um faturamento recorde com receitas de patrocínios e parcerias que foram negociadas durante a Copa do Mundo do Qatar. De acordo com Gianni Infantino, presidente da entidade, ao todo cerca de 7 milhões de euros (algo em torno de R$ 38 mlihões) foram adquiridos. Isso significa o maior faturamento da Fifa, que ultrapassa o recorde anterior, na Copa da Rússia, em 2018, quando 941 mil euros (R$ 5 milhões) foram arrecadados.
A expectativa da Fifa para o Mundial de 2026 é conseguir um faturamento ainda maior. A próxima Copa do Mundo será dividida em três sedes (Estados Unidos, Canadá e México) e contará com 48 seleções, acima das 32 que disputaram o torneio nos últimos anos. A tendência é de uma arrecadação de cerca de 10 milhões de euros (R$ 55 milhões) com receitas de acordos comerciais.
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Historicamente a Fifa divide os parceiros em três níveis: os denominados “patrocinadores regionais”, no patamar mais baixo, os “patrocinadores do Mundial”, um nível intermediário, e, no topo, os que são chamados “Partners”, o nível mais elevado de parceria que a Fifa adota para as competições que organiza.
O valor arrecadado pela entidade depende diretamente do tempo de exposição. Desta maneira, quanto maior o tempo do Mundial, maior também será a arrecadação. A Copa do Mundo de 2026 está prevista para ser disputada entre os dias 7 de junho e 12 de julho, ultrapassando o período de um mês de disputa. Vale lembrar que o atual Mundial foi realizado entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro.