Em uma bateria com poucas ondas, o surfista brasileiro Filipe Toledo foi derrotado pelo japonês Reo Inaba. Toledo esperou até os minutos finais para surfar suas primeiras ondas, mas não conseguiu a nota necessária para avançar. Ele precisava de uma pontuação baixa para ficar à frente, mas a onda ideal não apareceu.
A pontuação da bateria foi baixa, com Filipe Toledo marcando apenas 2,46 pontos contra 6 do japonês. O brasileiro chegou a ficar 15 minutos sem pegar uma onda e ainda teve sua prancha quebrada, o que dificultou ainda mais sua performance.
Inaba se arriscou mais no restante da bateria, pegando pelo menos mais três ondas. Já Toledo teve dificuldades para se encontrar e, quando tentou, acabou escolhendo uma onda errada, sem potencial, que o engoliu.
Na próxima fase, Inaba enfrentará o peruano Alonso Correa. Gabriel Medina e João Chianca são os outros brasileiros na disputa das oitavas de final dos Jogos de Paris.
Resultado das outras baterias
Na primeira bateria, o peruano Alonso Correa se classificou com 15,0 pontos, superando o sul-africano Jordy Smith, que terminou com 12,20 pontos. Na terceira bateria, o anfitrião Kauli Vaast venceu o estadunidense Griffin Colapinto com uma pontuação de 15,10, contra 13,83 do americano.
A quarta bateria foi marcada por grandes ondas. O anfitrião Joan Duru venceu o mexicano Alan Cleland em uma disputa acirrada, com o francês terminando com 18,13 pontos, enquanto o mexicano alcançou 15,17.