A segunda etapa do Championship Tour da WSL está sendo disputada na piscina de ondas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O surfista brasileiro Filipe Toledo foi eliminado nas oitavas de final do evento neste sábado (15), por um motivo inusitado. Durante uma de suas apresentações contra o japonês Kanoa Igarashi, o bicampeão mundial foi de encontro a um fotógrafo que estava mal-posicionado dentro d’água. O choque entre a prancha e a câmera acabou desequilibrando o atleta, que caiu e não pôde repetir a onda.
A WSL se manifestou nas redes sociais e justificou a decisão de não permitir a Filipe Toledo uma segunda chance. O brasileiro seguiu para a onda seguinte, já sem o foco necessário para performa em alto nível.
– Após uma infeliz colisão no final da última onda de Filipe Toledo e após consultar o painel de jurados sobre a pontuação final na direita, o escritório dos comissários decidiu manter o resultado. De acordo com a decisão do juiz principal – a curva final de Filipe teria adicionado entre 0,2-0,5 no máximo se concluída e isso não teria alterado o resultado final da bateria. Como resultado, não haverá “resurfe” da onda – publicou a liga.
No entanto, a alegação de que a queda não interferiu no resultado é, no mínimo, irresponsável. O fotógrafo brasileiro Thiago Diz, contratado pela WSL para registrar os movimentos dos atletas, atrapalhou diretamente a ação de um competidor, o que, naturalmente, alterou a finalização da onda em questão. Além disso, o caso abalou emocionalmente Filipe Toledo, fato revelado pelo próprio surfista e que não foi levado em consideração.
Em sua conta pessoal nas redes sociais, Toledo lamentou a situação, mas se mostrou aliviado que não se lesionou ou causou lesão a Thiago.
– Salve rapaziada, tudo bem por aqui, eu estou bem e o fotógrafo do acidente também. Uma infelicidade o que aconteceu. Claro que faltou informação para quem coordenava o fotógrafo para dentro d’água, de ficar longe e segurar na rede, ou algo do tipo. Com o impacto, se (a prancha) pega em alguma parte do corpo dele, com certeza iria machucar muito feio. Foi algo que aconteceu pela primeira vez, a galera não sabia o que fazer. Eu não tinha cabeça para surfar a esquerda, mas isso não é desculpa. Kanoa (Igarashi) surfou muito, mereceu ganhar a bateria, foi sólido em todas as ondas em que surfou. Na minha direita, acabei errando a linha, mas teria uma chance na esquerda. É triste, mas estou feliz que todo mundo está bem, estou amarradão e vamos para a próxima. Obrigado pela torcida – declarou Filipe.
As quartas de final masculinas serão disputadas neste domingo (16) em Abu Dhabi. Confira o chaveamento.
1- Miguel Pupo (BRA) x Ethan Ewing (AUS)
2- Jackson Bunch (HAV) x Rio Waida (IND)
3- Italo Ferreira (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP)
4- Yago Dora (BRA) x Jack Robinson (AUS)
![](https://controle.esportenewsmundo.com.br/wp-content/uploads/2020/05/novologoenmem45.jpg)