Z - Z Não marcar 3

Final contra a França marca sexta participação argentina em decisões de Copas

Photo by Clive Brunskill/Getty Images

Finalista da Copa do Mundo depois de vencer a Croácia por 3 a 0 na última terça-feira (13), os hermanos chegam na disputa pela taça do Mundial pela sexta vez em sua história, com dois títulos conquistados, em 1978 e 1986.

A primeira final disputada pela seleção argentina aconteceu no ano de estreia da competição, em julho de 1930, no Uruguai, partida em que hermanos perderam para os uruguaios por 4 a 2. Na época, os gols argentinos foram marcados por Carlos Peucelle e Guillermo Stábile. 

Relembre as campanhas de Argentina e França na Copa do Mundo

Depois disso, os hermanos só voltaram a disputar a decisão da Copa do Mundo em 1978, quando foi anfitriã do campeonato e consagrada campeã. A partida terminou em 3 a 1, com gols de Mario Kempes (2z) e Daniel Bertoni. A terceira final dos argentinos só aconteceria oito anos depois do primeiro título.

Em 1986, já com Diego Maradona presente no elenco, a Argentina chegou à final e conquistou o segundo título da história. Na ocasião, os argentinos venceram a Alemanha por 3 a 2, com gols de Jorge Valdano, Jorge Burruchaga e José Luis Brown. 

Palpite Argentina x França: Os argentinos vão superar a atual campeã do mundo?

Em 1990, que marcou a primeira vez que os hermanos disputaram duas finais consecutivas, a seleção foi derrotada pela própria Alemanha, de 1986, que vingou o título perdido. A partir disso, os argentinos ficaram 24 anos sem chegar a uma final de Copa do Mundo, jejum que foi quebrado em 2014 – mas a Alemanha venceu o confronto novamente e pelo mesmo placar de 1990. 

Para saber tudo sobre a Copa do Mundo – Qatar 2022, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Esta edição da Copa do Mundo do Catar marca a sexta participação dos argentinos em finais. Agora liderados por Messi, os hermanos buscam o tricampeonato no próximo domingo (18), no estádio Lusail, contra a França de Kylian Mbappé, campeã em 2018. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo