No último domingo (8), o Fortaleza se despediu do Campeonato Brasileiro com uma bela vitória sobre o Internacional por 3 a 0, em confronto direto e com casa cheia. O resultado significou a quarta colocação no torneio e um fim positivo na temporada.
O Brasileirão do Fortaleza
O Láion fecha o Brasileirão em quarto lugar pela segunda vez na história e iguala sua melhor campanha, de 2021. Contudo, dessa vez tem um aspecto a mais: se tornou o clube nordestino com maior pontuação (68) desde a implementação do formato de pontos corridos com 20 equipes.
O Leão do Pici teve um bom início de torneio e, após a eliminação precoce na Copa do Brasil, a expectativa era de melhora por conta do alívio na agenda de jogos. No entanto, pareceu faltar força nos momentos de afirmação. Por exemplo, na 25ª rodada, chegou como líder para enfrentar o Botafogo no Nilton Santos, mas foi dominado, facilmente batido e ultrapassado pelo adversário na tabela.
No entanto, apesar dos altos e baixos, o Tricolor tem vários pontos positivos para serem destacados:
Pontuação histórica e fase de grupos na Libertadores
Com 68 pontos, o Fortaleza fez sua melhor campanha no Brasileirão e a maior pontuação de um clube nordestino. Consequentemente, garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores em 2025.
Melhor mandante do campeonato
O Leão do Pici foi o melhor mandante do campeonato e não perdeu nenhuma partida na Arena Castelão. Com isso, se tornou o quarto time a alcançar esse feito, igualando Flamengo de 2019, Atlético-MG de 2012 e Grêmio de 2009. A campanha teve 14 vitórias e cinco empates, com 32 gols marcados e apenas oito sofridos.
Contratações que fizeram a diferença
O Láion é famoso pela sua capacidade de encontrar jogadores desconhecidos ou em baixa e transformá-los em destaques em uma equipe competitiva. Nesse ano, diversas contratações tiveram bom desempenho, como: Cardona, Kuscevic, Mancuso, Rossetto, Martínez, Moisés, Kayzer e Breno Lopes.
Ontem, em entrevista coletiva após o duelo contra o Colorado, Juan Pablo Vojvoda fez a sua avaliação de 2024: “Acho que o Fortaleza fez um grande Brasileirão. Fiquei com esse sabor de que queria mais, como os jogadores também. Mas temos que reconhecer o Brasileirão que esse time fez”.
Para a temporada 2025, o clube terá as seguintes competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Série A do Campeonato Brasileiro e Taça Libertadores da América. O primeiro compromisso será no dia 25 de janeiro, contra o Horizonte, pelo Estadual.