Nesta quarta-feira (5), o Fortaleza recebe o CRB, na Arena Castelão, para o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste. O Leão do Pici chega à decisão pela terceira vez nas últimas seis edições e quer manter o retrospecto favorável. Nas outras duas finais que disputou, levou o título. Dentro do clube, a decisão é vista como a consolidação do trabalho do Fortaleza entre os destaques da região.
Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, analisou o protagonismo que vem sendo conquistado pelo Laion. “Estamos nos consolidando cada vez mais como uma grande potência da região. Vencemos por duas vezes a Copa do Nordeste e disputamos todas as semifinais de 2019 para cá. Outra vez na decisão, tentamos o tricampeonato contra um adversário difícil, que decide em casa. Mas entendo que o trabalho se consolida como um dos melhores do Nordeste em alguns aspectos, como o tempo de permanência na Série A, a disputa de competições continentais e a nossa posição no ranking da CBF”, declarou o CEO, à frente do clube desde 2017, na época ainda como presidente.
+ Para acompanhar todas as notícias sobre a Copa do Nordeste siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
O histórico no duelo como mandante motiva os tricolores. Diante do CRB, o Fortaleza só perdeu uma partida jogando em casa. A expectativa é de arquibancadas cheias na Arena Castelão. Na parcial última divulgada na tarde de ontem (4), mais de 41 mil tricolores já fizeram o check-in para o jogo. Para a partida da volta, a torcida Tricolor também já garantiu todos os ingressos disponibilizados aos visitantes.
Caso seja campeão, o Fortaleza iguala as conquistas de Sport e Ceará, ambos com três títulos, ficando atrás somente do Bahia e do Vitória, que são tetracampeões da competição. As duas taças levantadas pelo Laion foram em 2019, diante do Botafogo-PB, e 2022, contra o Sport.
Além de se consolidar regionalmente, o Leão do Pici também vem ganhando destaque nacional e internacional. Nos últimos anos, o Fortaleza foi pentacampeão estadual, conquistando o Cearense de 2019 a 2023. A nível nacional, conquistou a Série B de 2018 e segue na elite do Brasileirão desde então. Internacionalmente, o clube também se destacou pelo vice-campeonato da Copa Sul-Americana de 2023.