O Fluminense vive uma sequência ruim de resultados, com um empate e três derrotas seguidas, o que deixa a torcida preocupada para o próximo confronto, um clássico contra o rubro negro que vale vaga para a próxima fase da Copa do Brasil. Porém este cenário não é novidade, e o tricolor tem bom retrospecto nesta situação.
No início do ano de 2022, o Fluminense foi eliminado pelo Olímpia nas fases iniciais da Copa Libertadores, e depois de eliminar o Botafogo na semifinal do Carioca jogando mal, enfrentaria o Flamengo na final da competição, e o resultado foi o clube das Laranjeiras campeão com uma vitória e um empate. Ainda no mesmo ano, dessa vez pelo campeonato brasileiro, o Fluminense enfrentou o Flamengo logo após ser eliminado pelo Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, e terminou vencendo o confronto por 2 a 1.
No ano de 2021 o tricolor venceu os dois confrontos pelo Brasileirão, em ambas as partidas vinha de maus resultados e desempenhos, sendo em um deles, na nona rodada, vindo também de quatro jogos sem vencer. As partidas foram vencidas por 1 a 0 e 3 a 1 respectivamente.
Em 2020 a situação era ainda pior, pois o time havia demitido o técnico Odair e estava sem comandante, pois Marcão não pôde comandar o time por ter contraído Covid-19. O tricolor estava a três jogos sem vencer, com duas derrotas seguidas e sem um treinador a beira do campo, e o resultado foi uma vitória por 2 a 1.
O retrospecto positivo pode ser um fator de encorajamento tanto para a torcida quanto para os jogadores, que entrarão em campo contra o Flamengo nesta quinta feita, às 20h no Maracanã, para tentar repetir o feito e espantar a má fase.