O Flamengo confirmou a contratação do lateral-esquerdo Matias Viña, ex-Palmeiras e da seleção uruguiaia. O jogador pertencia à Roma, da Itália, e estava emprestado ao Sassuolo nesta temporada. O Rubro-Negro vai desembosar aproximadamente 8 milhões de euros fixos + 1 milhão caso metas sejam atingidas.
Após a aposentadoria de Filipe Luis, Ayrton Lucas passou a ser a única opção para a lateal-esquerda do Flamengo. O técnico Tite chegou a utilizar o zagueiro da base Carbone na posição, durante a pré-temporada. Agora, Viña chega para disputar posição e deve fazer sua estreia pelo Campeoanto Carioca.
Viña é mais um jogador da seleção uruguia a se juntar ao elenco do Flamengo. Nesta janela, o clube contratou o meia De La Cruz, e já contava com Arrascaeta e Varela. Todos jogam juntos frequentemente com a camisa Celeste, porém caso sejam convocados para a Copa América, podem desfalcar o Flamengo por aproximadamente 8 rodadas no brasilerão.
Aos 26 anos, Viña ganhou destaque jogando pelo Palmeiras, onde conquistou duas Libertadores e uma Copa do Brasil. Após sua passagem pelo Brasil, a Roma se interessou pelo jogador e desembolsou 13 milhões de euros para leva-lo para europa. No clube italiano, o lateral não consegiu se tornar titular e fez apenas 44 jogos em duas temporadas.
Com pouco espaço na Roma, o clube decidiu empresta-lo para o Bournemouth, da Inglatera, no início de 2023. Na Premier League, foram 12 jogos em apenas 6 meses, porém o clube optou por não renovar seu contrato. De volta à Roma, o uruguio foi novamente emprestado, desta vez para o Sassulo, onde jogou 16 partidas nesta temporada.