Sem muitos sustos, o Flamengo estreou nos playoffs da Champions League das Américas de Basquete com vitória. Neste domingo, 5, a equipe brasileira enfrentou a Universidad de Concepción no Ginásio de la Casa del Deporte, no Chile, e triunfou diante dos mandantes por 64 a 92.
Desde o princípio do jogo, o Flamengo já fez valer a superioridade técnica e dominou a Universidad de Concepción. Com Cuello imparável do perímetro, o rubro-negro chegou a abrir 13 a 2 se aproveitando dos contra-ataques rápidos e da pouca inspiração chilena. Evans começou a fazer “chover” do perímetro e colocou os donos da casa no jogo. Apesar da aproximação no placar, o time carioca foi em vantagem no quarto por 21 a 14.
No segundo período, os cariocas seguiam em vantagem com boa atuação de Fischer e Cuello. Com a defesa encaixando mais, o Flamengo passou a contestar mais os arremessos e seguiu tranquilo no marcador. Mesmo com Evans em bom momento, o rubro-negro passou a rodar mais a bola para achar espaços, gastou tempo e conseguiu voltar a abrir vantagem no fim: 45 a 31.
A Universidad de Concepción voltou a crescer no segundo tempo, mas a larga vantagem foi bem controlada. Mantendo a boa média de pontos, o time chileno tentou fazer frente, mas a bola seguia caindo muito para o Flamengo. Rodando bem o quinteto, a equipe carioca não sofreu e ainda conseguiu aumentar a diferença no placar: 75 a 51.
Com 24 pontos de diferença, Gustavo de Conti tirou todos os titulares de quadra. Após a lesão de Hettsheimer no fim do período anterior, o treinador não quis arriscar perder nenhum nome para a sequência da temporada e deu oportunidades para outros nomes. Com Olivinha, Gui Deodato, Gabriel Jau, Luke Martinez e Vildoza, o Flamengo apenas manteve o ritmo, rodou a bola e confirmou a vitória por 64 a 92 e o 1 a 0 na série.
O triunfo dá a vantagem para o Flamengo decidir em casa a vaga na semifinal da BCLA. Na próxima quinta-feira, 9, às 20h (de Brasília), o time carioca recebe o Universidad de Concepción no Maracanãzinho, no Rio.
Destaques do jogo
Universidad de Concepción: Bocaz (19 pontos e nove rebotes) e Jerry Evans (17 pontos e nove rebotes);
Flamengo: Cuello (22 pontos e sete assistências) e Hettsheimer (16 pontos);