Neste domingo (10), Flamengo e Atlético-MG se enfrentam na partida de volta da final da Copa do Brasil 2024. A partida será na Arena MRV, às 16h (horário de Brasília). O Rubro-Negro chega para o confronto com uma boa vantagem após vencer a ida no Maracanã por 3 a 1, mas o Galo ainda está vivo e terá como grande arma a torcida ao seu favor.
O confronto entre as duas equipes costuma ser recheado de polêmicas e tem grande valor para ambos os lados, para o Flamengo, o peso da conquista é para encerrar um jejum de grandes títulos. Já para o Atlético-MG o título dá um ânimo a mais para a equipe que ainda busca conquistar a Libertadores, além de já garantir a vaga para a equipe que vive um momento ruim no Brasileirão longe da zona de classificação. E claro, a conquista seria o primeiro ‘tri’ do clube em uma grande competição.
Leia também: Atlético-MG x Flamengo: times entram em campo para decidir a Copa do Brasil
O confronto marca uma das maiores rivalidades interestaduais do país, e que vem se aflorando nos últimos anos. Só em competições oficiais, foram disputados 89 jogos entre as duas equipes. Destes, o Flamengo leva ligeira vantagem, com 36 vitórias, contra 33 do Atlético Mineiro, além de 20 empates.
Escalações do Flamengo e Atlético-MG
O Flamengo teve diversos problemas com lesão durante o ano de 2024, e chega para a reta final da temporada com um elenco curto e jogadores no limite, não à toa Filipe Luís poupou a maioria de seus jogadores na partida do meio de semana.
Entre os atletas que estão fora da grande final estão: Pedro, Everton Cebolinha, Viña, e De la Cruz, que sentiu na partida de semifinal da competição. Além de Carlinhos, que já atuou na competição pelo Nova Iguaçu.
No entanto, nem tudo são notícias ruins para a equipe Carioca, já que diferente do jogo de ida, Pulgar e Bruno Henrique estão de volta a equipe titular.
Com os retornos e com a vantagem no placar, o treinador Filipe Luís efetuou mudanças na equipe titular. A linha de 4 na defesa fica intacta, mas no meio campo a coisa muda, Evertton Araújo segue na equipe titular, mas fará dupla com Pulgar, enquanto mais a frente, Arrascaeta que preocupou na saída de campo da ida segue na equipe, junto de Gerson. No ataque Gabigol ainda não sabe sua dupla, vindo de boas atuações Michael pode iniciar no time titular, mas disputa a vaga com Bruno Henrique que retorna de suspensão
Provável escalação do Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo, Pulgar, Gerson e Arrascaeta; Michael (Bruno Henrique) e Gabigol.
O Atlético-MG, por sua vez, não tem desfalques por suspensão, no entanto não contará o atacante Cadu, lesionado. Além dele Milito não poderá contar com o atacante Deyverson, por já ter representado o Cuiabá na competição. O mesmo se aplica ao volante Fausto Vera, ex-Corinthians e o meia Robert, que atuou pelo Athletic.
A provável equipe para iniciar a partida terá Arana de volta a sua posição de origem após atuar no ataque no primeiro jogo da competição. Com a mudança, Rubens fica no banco de reservas. Outras mudanças ficam para o setor de ataque, Zaracho que estava voltando de lesão na ida e que começou no banco, agora aparece como opção na equipe titular. O argentino disputa a vaga com o outro meia Bernard e com Alan Kardec, que marcou na partida de ida e aparece como opção para iniciar jogando a partida da volta.
Provável escalação do Atlético-MG: Everson; Lyanco, Battaglia e Alonso; Scarpa, Otávio, Alan Franco, Arana e Zaracho (Alan Kardec ou Bernard); Paulinho e Hulk
A partida será apitada por Raphael Claus (SP), assistido por Neuza Ines Back (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP), com Daiane Muniz (SP) comandando o VAR.