Flamengo e Grêmio se enfrentam nesta quarta-feira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 21h30 na Arena do Grêmio. As equipes tem o mesmo objetivo nessa reta final de Brasileirão: conquistar a vaga direta para a Libertadores. Porém os times se encontram em fases opostas, enquanto o Rubro-Negro busca sua terceira vitória seguida com Tite, o Grêmio perdeu as duas últimas e segue sem vitórias o mês de outubro.
O Flamengo embarca para Porto Alegre como o melhor visitante do campeonato, com 7 vitórias e 4 empates em 15 jogos. Mas, por outro lado, O Grêmio tem a terceira melhor campanha jogando em casa neste Brasileirão, somente atrás de Botafogo e Fluminense.
O maior mérito de Tite no Flamengo até aqui, é a melhora no clima interno. As vitórias contra Cruzeiro e Vasco também ajudaram a manter a tranquilidade. Dentro de campo, o time voltou a atuar com dois atacantes, sendo Pedro titular nos dois jogos, com Bruno Henrique contra o Cruzeiro e Arrascaeta contra o Vasco. No clássico, o camisa 27 seguiu como titular, porém aberto na esquerda.
Para partida de hoje, o Flamengo não terá Fabrício Bruno, suspenso, e segundo o GE, Tite testou Everton Cebolinha como titular no lugar do Bruno Henrique. Gabigol segue sendo opção para o segundo tempo. Com isso, o provável Flamengo é: Rossi, Wesley, Pablo (Rodrigo Caio), Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Pulgar, Gerson, Everton Cebolinha (Bruno Henrique); Arrascaeta e Pedro.
David Luiz, Allan e Varela também são desfalques com lesões mais sérias, que devem afastar o trio por um longo período.
O Grêmio, que já foi vice-líder do Brasileirão, está atualmente na sexta colocação, 15 pontos atrás do líder Botafogo. Desde a derrota no Gre-Nal, o time de Renato Gaúcho vem de uma sequência de três derrotas e ainda não venceu em Outubro. Para o duelo contra o Flamengo, o Tricolor não terá o artilheiro Suárez, que está suspenso após receber o terceiro amarelo na última rodada.
O provável Grêmio para a partida desta noite é: Gabriel Grando; Bruno Alves, Geromel, Kannemann; João Pedro, Pepê, Villasanti e Reinaldo; Cristaldo, Everton Galdino (André) e Lucas Besozzi.
No retrospecto recente, o Rubro-Negro vêm com uma excelente sequência de 11 vitórias e três empates, nos últimos 15 jogos contra o Tricolor Gaúcho. Desde 2018, o Flamengo eliminou o Grêmio duas vezes da Copa do Brasil, e triunfou na semifinal da Libertadores de 2019, com o emblemático 5×0 no jogo de volta.