Basquete

Flamengo repudia atuação da arbitragem na final do NBB: ‘Ineficiente’

NBB - Franca x Flamengo (Foto: Divulgação/NBB)

Rubro-Negro cita 11 lances que aconteceram nos cinco minutos finais favoráveis ao Franca

Foto: Divulgação/NBB

Além da derrota para o Franca no último sábado pelo jogo 3 da final do NBB, o Flamengo não gostou da atuação da arbitragem e reclamou de forma oficial das marcações do árbitro. O Rubro-Negro classificou como totalmente ineficiente e com grave imperícia.

– A condução da arbitragem foi totalmente ineficiente, descabida e atuou com grave imperícia. 

– Apesar de o Flamengo não acreditar ou acusar que tenha havido má-fé da arbitragem, é preocupante se observar que houve grave inversão de faltas, utilização de critérios distintos (da temporada e das outras séries) e conclusões equivocadas, que tiveram influência clara no resultado da partida.

O clube, além disso, citou 11 situações nos últimos 11 minutos que foram contrárias aos cariocas. Uma delas foi a marcação de 22 lances livres para o Franca contra 11 do Fla. Além disso, comentou sobre faltas em excesso para os paulistas.

O Flamengo citou uma tentativa de agressão de um torcedor a um jogador dentro de quadra. O clube classificou a situação como estapafúrdia.

A grande final do NBB agora volta ao Rio de Janeiro, para o ginásio Maracanãzinho, que será o palco da disputa do jogo 4 da série, marcado para o dia 13 de junho às 18h. O Franca tem a chance de repetir a final de 2022 e se sagrar campeão com um 3 a 1 diante do rubro-negro carioca. O Fla, por sua vez, conta com o apoio de sua torcida para forçar um jogo 5 e seguir vivo na busca pelo título.

Nota completa do Fla contra arbitragem do NBB

O Clube de Regatas do Flamengo vem, publicamente, manifestar o seu repúdio absoluto em face da atuação da equipe de arbitragem da Liga Nacional de Basquete na partida realizada, ontem, contra a equipe de Franca.

A condução da arbitragem foi totalmente ineficiente, descabida e atuou com grave imperícia. 

Apesar de o Flamengo não acreditar ou acusar que tenha havido má-fé da arbitragem, é preocupante se observar que houve grave inversão de faltas, utilização de critérios distintos (da temporada e das outras séries) e conclusões equivocadas, que tiveram influência clara no resultado da partida.

Além desse fator, o Flamengo lamenta e repudia o fato de que a equipe de arbitragem e representantes permitiram que, nessa mesma partida, tenha imperado e sido permitida uma hostilidade intolerável, inclusive com tentativa de agressão de um torcedor a nosso atleta, entre outras situações estapafúrdias.

Vale destacar que nada tem sido feito para aprimorar o nível da arbitragem. O Flamengo considera que há permissividade de agarra-agarra, empurrões, bloqueios em movimento, que essa prática tem denegrido a qualidade técnica e tática da final. 

No que se refere ao jogo de ontem, apenas para exemplificar, nos últimos 5 minutos, destacamos 11 situações claras contrárias ao Flamengo:

  • – O dobro de lances livres arremessados na partida: Franca com 22 lances livres; Flamengo com 11 lances livres. 
  • – 4’44 falta no Jaú no rebote. 
  • – 4’28 falta de ataque no Loku Cuello. 
  • – 3’42 Tapa no braço do Loku. 
  • – 2’58 falta no Jaú. 
  • – 2’30 falta nos 3 pontos do Scott Machado. 
  • – 1’24 falta no rebote do Jaú; árbitros foram revisar a pedido de Franca, que não tinha mais desafio. 
  • – 1’06 colocaram 24” em vez de 14”. Retardaram 3 segundos.
  • – 43” falta apitada do Didi. 
  • – 39” falta apitada do Loku.
  • – 20” falta no Scott Machado.

Diante da gravidade dos fatos narrados, o Flamengo, desde já, postula medidas imediatas por parte da Liga e seus dirigentes para sanar as falhas gritantes que vêm acontecendo, sendo certo que o clube apresentará representação formal contra a arbitragem e os árbitros envolvidos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo