Flamengo

Flamengo repete feito de 1983 e se torna o terceiro time a ser bicampeão brasileiro na era de pontos corridos

Flamengo repete feito de 1983 e se torna o terceiro time a ser bicampeão brasileiro na era de pontos corridos
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

O Flamengo se sagrou bicampeão brasileiro após bater o São Paulo na noite desta quinta-feira (25), no Morumbi. A equipe rubro-negra repetiu um feito que não acontecia desde 1983, quando venceu dois Campeonatos Brasileiros seguidos.

Esse feito volta a colocar o time atual do Flamengo na discussão entre os maiores da história do clube. E não é para menos, a equipe rubro-negra conquistou seu quarto título em dois anos, sendo eles o Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores de 2019, Supercopa do Brasil e Campeonato Brasileiro de 2020.

A equipe que conquistou o Brasil em 1982, quando empatou os dois jogos da final (1 a 1 e 0 a 0) – foi campeão pelo gol fora de casa – e em 1983, quando perdeu o primeiro jogo fora de casa por 2 a 1 para o Santos e venceu no jogo de volta, no Maracanã, por 3 a 0.

Seis jogadores participaram das campanhas e das finais tanto de 1982 quanto de 1983, são eles: Raul, Leandro Marinho Júnior Adílio e Zico. Fazendo uma comparação com os títulos de 2019 e 2020 são sete jogadores rubro-negros que participaram efetivamente das duas campanhas: Rodrigo Caio, Filipe Luís, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.

Uma observação: o goleiro Diego Alves e o meia Diego também estavam em ambas as campanhas, mas oscilaram na titularidade. O arqueiro fez apenas 10 jogos na atual temporada e o camisa 10 rubro-negro fez 16 partidas em 2019, sendo apenas 10 como titular.

Na era dos pontos corridos, apenas duas equipes conquistaram dois títulos brasileiros seguidos: o São Paulo em 2006 e 2007 – no ano seguinte a equipe paulista ainda venceu o terceiro campeonato seguido – e o Cruzeiro em 2013 e 2014.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook. Se inscreva, também, no canal do ENM no YouTube.


Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo