Flamengo

Flamengo tem um novo possível adversário para o mundial de 2025

Gabi e Arrascaeta (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A partir de 2025, o formato do mundial de clubes mudará completamente, com 32 times, e o Flamengo já é um dos classificados. Com os resultados da Champions League de ontem (12/03), outro participante está definido: a Juventus. Portanto, os italianos podem cruzar o caminho do Rubro-Negro na competição, dependendo do sorteio.

O novo formato do mundial terá: 12 europeus, 6 sul-americanos, 4 asiáticos, 4 africanos um da oceania, um do país-sede (EUA) e 4 times da Concacaf. Com o título de 2022 da Libertadores, o Flamengo garantiu sua vaga, assim como Palmeiras (2021) e Fluminense (2023). Ainda restam três vagas para as equipes da Conmebol, uma para o campeão deste ano da Libertadores e as outras duas para os dois times melhor classificados no ranking da Conmebol (que ainda não estejam classificados).

Na europa, as 12 vagas serão distribuidas da seguinte forma: campeões das Champions League de 2021 (Chelsea), 2022 (Real Madrid), 2023 (Manchester City) e 2024 (ainda não definido); e os oito times mais bem colocados no ranking da UEFA. Porém existem algumas para restrição de países.

Por exemplo, a Juventus garantiu sua vaga ontem, devido a eliminação da Napoli, que não terá mais chances matemáticas de alcaça-lo no ranking. Porém, times como Liverpool e Leipzig, estão na frente da ‘Velha Senhora’, mas como Inglaterra e Alemanha já tem dois representantes garantidos, a equipe italiana herdou a vaga, mesmo estando na 14ª posição. A exceção existe apenas quando o clube garante a classificação por meio da conquista de um título continental, como Flamengo, Fluminense e Palmeiras fizeram, deixando o Brasil com pelo menos três representantes.

De acordo com essa regra e um sistema de pontuação criado para a classificação deste mundial em 2025, os seguintes clubes também estão classificados: Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Inter de Milão, Porto, Benfica e Borussia Dortmund. O Auckland City também tem sua vaga assegurada, pelo ranking da confederação da oceania.

Os 32 clubes classificados jogarão em 8 grupos de 4 equipes, semelhante ao formato da última Copa do Mundo. Serão jogos únicos, com dois times avançando por grupo. No mata-mata, as partidas continuam em foramato único e começam nas oitavas de final. O torneio será como um ‘evento-teste’ para a Copa do Mundo de 2026, como todos os jogos nos Estados Unidos para testar os novos estádios e infraestrutura.

Veja todos os times que já estão classificados para o mundial de clubes de 2025

Palmeiras: campeão da Libertadores 2021
Flamengo : campeão da Libertadores 2022
Fluminense : campeões da Libertadores 2023
Chelsea : campeão da Champions League 2020/2021
Real Madrid : campeão da Champions League 2021/2022
Manchester City : campeão da Champions League 2022/2023
Bayern de Munique : via ranking da Europa
Borussia Dortmund : via ranking da Europa
Paris Saint-Germain : via ranking da Europa
Inter de Milão : via ranking da Europa
Juventus : via ranking da Europa
Porto : via ranking da Europa
Benfica : via ranking da Europa
Al-Hilal : campeão da Champions League da Ásia de 2021
Urawa Red Diamonds : campeão da Champions League da Ásia de 2022/23
Al Ahly: campeão da Liga dos Campeões da África de 2020/2021
Wydad Casablanca: campeão da Liga dos Campeões da África de 2021/2022
Monterrey : campeão da Concachampions de 2021
Seattle Sounders: campeão da Concachampions de 2022
León: campeão da Concachampions de 2023
Auckland City: campeão da Champions League da Oceania mais bem ranqueado

Lembrando que a única chance de novos clubes brasileiros se classificarem é vencendo a Libertadores deste ano. Como mais de dois times do país já garantiram suas vagas vencendo o torneio continental, os brasileiros não são elegíveis a se classificarem pelo ranking. Hoje, os mais bem colocados na lista da Conmebol são Boca Juniors, River Plate e Olimpia.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo