O Flamengo está no Grupo E da fase de grupos da Libertadores, ao lado de Bolivar (Bolívia), Millionários (Colômbia) e Palestino (Chile). Isso faz com que o Rubro-Negro seja o segundo time brasileiro que terá que se deslocar mais quilômetros para realizar seus jogos. O primeiro é o Botafogo. Além disso, no Brasileirão, a equipe terá pela frente nas quatro primeiras rodadas: São Paulo, Palmeiras e Botafogo
Com viajens para a Bolívia, Colômbia e Chile, o Flamengo fará uma verdadeira ‘tour’ pela América do Sul. Contabilizando as distâncias de ida para os jogos fora de casa e retorno ao Rio de Janeiro, a equipe percorerá 20.404 km, na fase de grupos.
Com as datas de cada partidas já divulgadas, a equipe comandada por Tite estreia em Bogotá, contra o Millinários, no dia 2 de abril (terça-feira), às 19h (Brasília). Essa partida será entre os dois jogos contra o Nova Iguaçu, na final do Campeonato Carioca.
Na semana seguinte à decisão do Cariocão, o Flamengo recebe o Palestino, no Maracanã, na quarta-feira (10/04). Este duelo também antecede a estreia da equipe no Brasileirão, que acontece no fim de semana seguinte, contra o Atlético-GO, fora de casa.
O Flamengo retorna para o Maracanã para enfrentar o São Paulo, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, antes de iniciar uma sequência difícil. O Rubro-Negro terá dois jogos fora de casa fundamentais para temporada segunte a partida contra o Tricolor paulista: Palmeiras, Bolivar e Botafogo.
O Palmeiras, que é o atual campeão brasileiro e rival do Flamengo nos últimos anos, terá o mando de campo na partida entre as equipes na terceira rodada do Brasileirão. Esse jogo está marcado para o sábado (20/04) e o Rubro-Negro viaja para enfrentar o Bolivar em La Paz, na quarta-feira (24/04), na partida mais difícil do gupo da Libertadores. Como se não bastasse, a equipe de Tite ainda volta para enfrentar o Botafogo no Rio de Janeiro, nesta mesma semana.
Outro detalhe importante sobre esse início frenético do Flamengo nas grandes competições, é a altitude nos jogos da Libertadores. Dois dos três primeiros jogos do Rubro-Negro no torneio continental serão em Bogotá, à 2640m acima do nível do mar e La Paz, à 3500m, contra Millionários e Bolivar, respectivamente.
Além das longas distâncias percorridas, o nível de importância dos jogos do Flamengo chamam a atenção para o começo da Libertadores e Brasileirão. Com os dois jogos mais difíceis do grupo, sendo os primeiros fora de casa e em meio à confrontos difíceis no Campeonato Brasileiro, o mês de abril do Rubro-Negro pode ser decisivo para os rumos da temporada.