Campeonato Brasileiro

Flamengo volta a disputar o título do Brasileirão após boa fase

Foto: Shutterstock

Como geralmente acontece com o Flamengo, o Rubro-Negro entrou na edição de 2023 do Brasileirão como favorito para conquistar o título da Série A pela oitava vez ao final da temporada, em dezembro. No entanto, a equipe carioca teve um início de campanha atípico e se viu na zona de rebaixamento depois de vencer apenas um dos quatro primeiros jogos.

A má fase do Flamengo começou antes mesmo do início da temporada do campeonato, quando o time perdeu nos pênaltis para o Independiente del Valle na final da Recopa Sul-Americana e depois foi derrotado por 4 a 3 no placar agregado para o Fluminense na final do Campeonato Carioca. Juntamente com a derrota por 2 a 1 para o Aucas no jogo de abertura da defesa do título da Copa Libertadores da América, Vitor Pereira chegou ao fim.

A derrota mais constrangedora de todas, sem dúvida, veio nas mãos do Maringá, a poucos dias do primeiro jogo do Brasileirão, quando o Flamengo perdeu a partida de abertura da terceira fase da Copa do Brasil por 2 a 0 para o time da Série D, que era um grande azarão na casa de aposta Betfair. Jorge Sampaoli foi nomeado logo depois, porém, e levou o Rubro-Negro a uma vitória de 3 a 0 sobre o Coritiba no Maracanã no dia de abertura da Série A.

Quando parecia que o Flamengo estava de volta aos trilhos no momento perfeito, sua forma caiu novamente e o time perdeu os três jogos seguintes do Brasileirão em sequência para o Internacional (2 a 1), Botafoga (3 a 2) e Atlético-PR (2 a 1). No entanto, não se pode manter uma boa equipe no fundo do poço por muito tempo e, com seu elenco de elite e sua mentalidade vencedora arraigada, era apenas uma questão de tempo até que o Rubro-Negro se recuperasse.

O Flamengo encerrou a série de três derrotas consecutivas com um 2 a 0 sobre o Goiás no Rio de Janeiro e venceu jogos consecutivos pela primeira vez na temporada com uma emocionante vitória por 3 a 2 sobre o Bahia na Arena Fonte Nova. A vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians no Maracanã fez com que o time saísse da zona de rebaixamento para o sexto lugar em um piscar de olhos e está de olho no Botafogo na ponta da tabela.

O Flamengo é atualmente o sétimo colocado e ainda está a oito pontos do rival Fogo, que venceu todos os seus oito jogos, com exceção de um, em um início de temporada impressionante para o time de Luis Castro, mas ainda há um longo caminho a percorrer e, com a qualidade mencionada acima dentro das fileiras do Rubro-Negro – como Pedro, Gabriel Barbosa, Giorgian de Arrascaeta e David Luiz -, será incrivelmente difícil para qualquer um mantê-lo à distância.

Embora o Botafogo tenha sido o time de destaque nas primeiras fases da temporada, é difícil ver o time ser competitivo até o final da campanha, e o Palmeiras, segundo colocado, é indiscutivelmente o time que será a maior ameaça para o Flamengo no final. O Verdão é o único time com um recorde invicto após os primeiros oito jogos e parece mais do que capaz de conquistar dois títulos consecutivos.

Quem sabe como será o restante do Brasileirão, afinal, ainda faltam cerca de 30 jogos até o início de dezembro. Mas uma coisa é certa: o Flamengo voltou à briga pelo título e será muito difícil parar o time na busca pelo primeiro título da Série A desde 2020 – além de ser o favorito para manter o título sul-americano na aposta online na Libertadores.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo