Fluminense anunciou a contratação de Facundo Bernal, neste sábado (3), em suas redes sociais. O jogador de 20 anos chega em definitivo, com contrato até julho de 2028. O meio-campista estava no Defensor, do Uruguai. O atleta realizou 22 jogos, com 2 gols e 2 assistências nessa temporada.
A preferência e característica de Facundo é atuar como um volante com boa qualidade de passe, até por isso, já atuou como um meia-central com funções de armação.
Como pontos positivos na contratação, vale destacar o fato de ser um jogador jovem, prestes a completar 21 anos em agosto, fato o qual interessa o técnico Mano Menezes, que buscava mesclar a juventude e intensidade de jogador jovens, com a experiência dos veteranos.
O volante uruguaio desembarcou no Rio de Janeiro na última quarta-feira (31), após uma negociação que durou cerca de duas semanas para a contratação se concretizar. Os valores giram em torno de R$20 milhões por 60% dos direitos econômicos do jogador, visto que é uma jovem promessa.
Bernal é a quinta contratação do Tricolor Carioca nessa janela de meio de ano, e é mais uma peça que pode vir a ser importante nas mãos de Mano Menezes. O volante se mostrou muito satisfeito com a nova fase na carreira.
“O Fluminense me chamou muita atenção, estou muito feliz aqui.” – disse Bernal, que ainda não tem data, nem numeração confirmada.
Como tudo não são flores, um ponto negativo do atleta é que, apesar da pouco idade, já possui um histórico de lesão recente, que inclusive o tirou da Copa do Mundo sub-20. Bernal lesionou o joelho e ficou fora dos gramados por cerca de seis meses, e afastado da Seleção Uruguaia no título mundial.
O uruguaio mal chegou no Rio e já sintonizou a televisão para assistir o Fluminense enfrentar o Juventude na derrota de virada em partida válida pela Copa do Brasil. Sem estar regularizado, aguarda para realizar os exames médicos no decorrer da semana.