O Flamengo recebeu o rival Fluminense nesta quinta-feira (17), no Maracanã em confronto válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marcou o primeiro clássico e também a primeira derrota de Filipe Luís como treinador do Flamengo. O Tricolor das Laranjeiras levou a melhor com 2×0 no placar.
Após tempo de treino da Data Fifa, o Flamengo foi para a partida com um time diferente do habitual, já que os jogadores que estavam com suas seleções tiveram uma alta minutagem e foram poupados. Enquanto o Fluminense, lutando para não cair, foi para a partida com tudo que tinha à disposição, contando com o equilíbrio de um clássico para levantar o ânimo.
O primeiro tempo foi de amplo domínio Rubro-Negro, mas ficou no zero, com Ganso perdendo pênalti nos acréscimos. Já no segundo tempo, o Tricolor marcou dois e venceu o rival para ter um respiro na luta contra o rebaixamento.
Primeiro tempo de domínio Rubro-Negro e pênalti perdido de Ganso
Com a bola rolando, o Flamengo iniciou bem a partida, tentando dominar e sufocar o adversário mesmo que a primeira chance do jogo tenha sido do Tricolor, o Rubro-Negro foi quem mais assustou, em bola mal recuada por Bernal, Fábio foi obrigado a sair rápido para não deixar Gabriel ficar com a bola. Pouco depois, o Fla assustou novamente nas tentativas de Bruno Henrique e Alcaraz, mas Fábio salvou o Fluminense.
Pouco mais de 30 minutos da primeira etapa, praticamente só o Flamengo assustou, após cruzamento de Wesley, Gabigol não alcançou, na sequência outra ‘blitz’ do Flamengo pelo gol, dessa vez em um chute de Léo Ortiz, que foi bloqueado por Thiago Santos.
O Rubro-Negro seguiu pressionando até o fim dos primeiros 45 minutos, nas tentativas de Gabigol, Ortiz e Alcaraz, mas o Tricolor conseguiu se defender e já nos acréscimos Marquinhos caiu na área após toque de Léo Pereira, Ganso cobrou e Rossi defendeu, salvando o Flamengo de sair derrotado na primeira etapa após dominar o jogo todo.
Fluminense aproveitou as chances na segunda etapa e venceu o clássico
A segunda etapa começou com o Fla pressionando, mas o Tricolor na primeira chance que teve em um lance genial de Ganso, Lima abriu o placar para o Tricolor com cinco minutos. O Flamengo pareceu sentir o gol e o Tricolor tomou conta da partida, e em mais um lance com brilho de Ganso, Arias ampliou o placar.
Depois do segundo gol o Flamengo acordou e foi tentar reagir, mas o domínio da primeira etapa não reapareceu e nas poucas chances da equipe o gol não saiu. Mesmo com os craques do banco indo a campo, o Rubro-Negro não conseguiu superar o muro Tricolor.
O fim da partida foi de ataque contra defesa, o Fla tentou e pressionou, mas o Fluminense se defendeu e somou os três pontos para escapar da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Agenda
O Flamengo tem um confronto decisivo da Copa do Brasil pela frente, que será no próximo domingo (20), contra o Corinthians na NeoQuimica Arena às 16h (horário de Brasília). A partida de ida terminou com vitória de placar mínimo do Flamengo no Maracanã.
O Fluminense com a vitória escapa da zona do rebaixamento, e irá enfrentar justamente a equipe que ficou no Z-4 em seu lugar, o Athletico Paranaense, as equipes se enfrentam neste mesmo Maracanã, na próxima terça-feira (22), às 19h30 (horário de Brasília).