Campeonato Carioca

Fluminense conquista o bicampeonato carioca depois de 40 anos

FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Pela sétima vez, o Fluminense é bicampeão carioca. Com gols de Germán Cano (2), Alexsander e Marcelo, o Tricolor goleou o Flamengo por 4 x 1 no jogo de volta da final e conquistou o Campeonato Carioca. A última vez havia sido há 40 anos, em 1983 e 84.

Relembre as histórias dos bicampeonatos:

1ª: 1906-1907
O primeiro bi foi logo na primeira edição da competição, realizada em pontos corridos. O Fluminense foi campeão após vencer nove de 10 jogos. O título veio em uma goleada contra o Rio Cricket por 4×1 em Niterói. O time fez 52 gols e sofreu seis.

No ano seguinte, o campeonato teve apenas quatro clubes. O Tricolor foi campeão vencendo cinco dos 6 jogos.

2ª: 1917-1918

No segundo bi, o Fluminense conseguiu 14 vitórias, dois empates e duas derrotas em um campeonato disputado por 10 times. O título veio na goleada contra o Andaraí por 7×2.

Em 1918, também com 10 clubes, foram 13 vitórias, três empates e duas derrotas. O caneco chegou na penúltima rodada, na vitória contra o Mangueira por 2×0.

3ª: 1936-1937

No terceiro bi, eram seis clubes e o esquema era por pontos corridos. O Fluminense venceu 11, empatou cinco e perdeu duas. O time teve a mesma pontuação do Flamengo, 23 pontos, e foi campeão em uma melhor de três contra o rubro-negro.


No ano seguinte, eram 12 clubes disputando o campeonato por pontos corridos. O Tricolor teve uma campanha de 17 vitórias, quatro empates e apenas uma derrota. O título veio em vitória contra o Olaria por 7×1.

4ª: 1940-1941

No quarto bi, o Carioca foi disputado por nove clubes. Com 17 vitórias, quatro empates e três derrotas, o Flu foi bicampeão novamente.

No ano seguinte, 10 clubes, pontos corridos e depois dois turnos com os seis melhores da primeira fase. No Fla-Flu, que coincidentemente foi o jogo decisivo, o Tricolor foi campeão com o empate em 2×2.

5ª: 1975-1976

O quinto bicampeonato veio após uma espera de 35 anos. A “máquina tricolor” conquistou a Taça Guanabara e depois decidiu o título em um triangular com Botafogo e Vasco, que venceram outros dois turnos. O time venceu o cruzmaltino por 4×1 e perdeu para o Botafogo por 1×0. O título veio graças ao saldo de gols (3 a -1).

No ano seguinte, o campeonato tinha outra fórmula cheia de turnos. O Fluminense venceu o terceiro turno e se classificou para o turno decisivo com Vasco, Botafogo e América. Tricolor e cruzmaltino empataram em pontos e fizeram um jogo extra com vitória do Flu na prorrogação, conquistando o título.

6ª: 1983-1984

O sexto bi começou com vitória do Fluminense na Taça Guanabara, se classificando para um triangular com o Flamengo, campeão da Taça Rio e Bangu, melhor campanha. O Tricolor empatou com o alvirrubro e venceu o rubro-negro por 1×0, sendo campeão no saldo de gols.

No ano seguinte, com a mesma fórmula de disputa, o Flu teve a melhor campanha e se classificou para a fase final com Flamengo, campeão da Taça Guanabara e Vasco, campeão da Taça Rio. Com duas vitórias, o Tricolor conquistou o seu penúltimo bi.

7ª: 2022-2023

O último bi, o de agora. Os comandados de Abel Braga ganharam a Taça Guanabara de 2022. Depois, o time eliminou o Botafogo na semifinal, graças a vantagem do empate, e venceu o Flamengo na final por 3×1 no agregado.

Em 2023, o Tricolor começou o ano voando e conquistou a Taça Guanabara na última rodada contra o Flamengo. Nas semifinais, tomou um susto da surpresa Volta Redonda no jogo de ida e perdeu por 2×1. Na volta, goleou o Voltaço por 7×0 e foi embalado para a final. Na decisão, perdeu a ida por 2×0 para o Flamengo, mas reverteu na volta por 4×1 e conquistou o sétimo bicampeonato do Tricolor no Campeonato Carioca.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo