Após perder a primeira partida da final, na altitude de Quito, por 1 a 0, o Fluminense venceu a LDU no Maracanã por 2 a 0 e conquistou o título da Recopa Sul-Americana pela primeira vez na história. O Fluzão chegou à final depois de vencer a Libertadores de 2023, em final disputada também no Maracanã, contra o Boca Juniors. Já a equipe equatoriana foi campeã da Copa Sul-Americana.
O Fluminense se juntou a São Paulo, Grêmio, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Atlético MG e Cruzeiro como os brasileiros que já venceram a competição. São Paulo e Grêmio já levantaram a taça duas vezes cada.
Desde 2017 que a Recopa é disputada por pelo menos um time brasileiro. O último campeão foi o Palmeiras, em 2022, em final contra o Athlético PR.
O Tricolor das Laranjeiras já começa o ano com título e, agora, volta às atenções para o Campeonato Carioca. Já classificado para as semifinais da competição, o Flu vai em busca do tri-campeonato, já que foi o campeão das duas últimas decisões, ambas contra o rival Flamengo.