O Fluminense tem que virar a chave rapidamente depois da eliminação na Copa do Brasil na última quinta-feira para o Corinthians. Neste domingo, o Tricolor fará clássico contra o Flamengo, às 16h, no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, e será o último encontro dos clubes neste ano. A equipe comandada por Fernando Diniz pode repetir mesmos números contra o rival em comparação a temporada passada.
+ Com eliminação da Copa do Brasil, Fluminense fica longe de meta em premiações
+ Fluminense tem que ‘levantar a cabeça’ para fechar ano de forma digna com apenas o Brasileiro
Em 2021, foram cinco encontros entre os clubes, sendo três pelo Campeonato Carioca e dois pelo Campeonato Brasileiro, com três vitórias para o Fluminense, um empate e um triunfo do time do Flamengo. Houve dois confrontos pelo Estadual foram válidos pela final em que o Rubro-Negro se sagrou tricampeão da disputa.
Em 2022, a situação é bem parecida. São três jogos pelo Campeonato Carioca e um pelo Brasileirão. Com duas vitórias para o Tricolor, um empate e um triunfo para o time da Gávea. Além disso, dois jogos do estadual foram pela final da competição, mas neste ano o time das Laranjeiras levou a melhor na decisão e levantou o troféu.
O embate ainda ganha ainda mais ânimo pela situação das equipes na tabela. A dupla Fla-Flu tem os mesmos 45 pontos, sendo o Rubro-Negro na terceira posição, enquanto o Tricolor na quarta colocação. A diferença para o líder Palmeiras é de nove pontos, mas os clubes ainda acreditam que podem seguir na briga pelo título do Brasileirão.
Apesar de estarem próximos na tabela, a situação é diferente. O Flamengo está na final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores, enquanto o Fluminense vem de uma eliminação e de uma sequência irregular dentro de campo e agora se apoia no campeonato para encerrar ano com situação menos dolorosa para torcedores e clube.