O Tricolor está afundado na lanterna do Brasileirão e possui 7 pontos de diferença para o primeiro time fora do Z-4. Sem conseguir vencer em casa e nem pontuar fora, o Time de Guerreiros caminha em busca de um milagre para se salvar da segunda divisão na próxima temporada.
São 23 partidas que faltam ao Fluminense no Campeonato Brasileiro e o time terá que vencer praticamente a metade dos jogos. Com pelo menos mais 11 vitórias o Tricolor chegaria aos 43 pontos, que na média dos últimos anos livraria do rebaixamento. Porém, para atingir os mágicos 45 pontos a equipe terá que vencer 12 partidas para espantar de vez o fantasma da Série B.
A arrancada terá que ser feita como foi a de 2009, ano em que o clube se livrou do rebaixamento visto como certo. Mas em termos de comparação, o time terminou o primeiro turno com 15 pontos conquistados e com apenas 4 jogos para terminar a primeira parte do Campeonato, o Fluminense deste ano terá que ganhar 5 pontos dos 12 em disputa para igualar a pontuação de 15 anos atrás.
A situação pode se tornar ainda mais delicada, visto que, o time possuí dois jogos fora em casa em sequência. E o desempenho da equipe no Brasileirão como visitante é o pior entre os 20 clubes. O Fluminense não conseguiu nem um empate e teve apenas derrotas atuando longe de seus domínios.
Com a corda no pescoço e desesperado por uma vitória, o Tricolor entra em campo na próxima quinta-feira (11) para enfrentar o Criciúma, fora de casa, às 20h. O confronto deve ser encarado como uma final para ambas as equipes que precisam pontuar para saírem da parte debaixo da tabela.