Fluminense
Fluminense reencontra um time boliviano após quatro anos; veja o retrospecto
— Continua depois da publicidade —
Em sua estreia pela Copa Sul-Americana, o Fluminense voltará a cruzar com um clube boliviano após quatro anos. Nesta quarta-feira, o time enfrenta o Oriente Petrolero, às 19h15, no Maracanã, pela primeira rodada da competição. A última vez foi em 2018 contra o Nacional de Potosí (BOL), também pela competição continental. Naquela ocasião, o técnico do Tricolor também era Abel Braga. Na ida, no Maracanã, os cariocas venceram por 3 a 0. Na volta, na altitude, perdeu por 2 a 0, mas ficou com a vaga.
Em 2018, Abel Braga contava com o zagueiro Gum, que entrou para história do clube, o lateral-direito Gilberto, que foi negociado posteriormente para o Benfica, Marlon, que atualmente está no elenco, e o atacante Pedro, hoje no Flamengo.
+ Cano destaca que ‘Carioca já passou’ e vê Fluminense na briga por título da Sul-Americana
Além dessas partidas mais recentes, o Fluminense já disputou um torneio amistoso em La Paz, no estádio Hernando Siles, em 1950, quando enfrentou Deportivo Ferroviário, Bolívar e Deportivo Litoral. À época, bateu o Bolívar por 2 a 1 e empatou com o Ferroviário e Litoral, em 1 a 1 e 2 a 2, respectivamente.
A equipe carioca contava com Didi, um dos grandes nomes do futebol brasileiro e que defendeu o Tricolor até 1956, e o zagueiro Pinheiro, que se tornou um dos ídolos do Flu e o segundo jogador que mais atuou com a camisa do time das Laranjeiras, com 603 jogos, perdendo apenas para o goleiro Castilho, com 697.
No geral, o Fluminense tem 5 jogos contra bolivianos em sua história. Foram duas vitórias (contra Nacional de Potosí e Bolívar), dois empates (contra Ferroviário e Litoral) e uma derrota (contra o Nacional de Potosí).
A fase de grupos da Sul-Americana terá início na semana do dia 6 de abril e está prevista para se encerrar em 26 de maio, segundo o calendário da Conmebol. As oitavas de final estão programadas para o período entre o fim de junho e o início de julho. Longe de ser um objetivo fácil, apesar do favoritismo, o Tricolor terá que se classificar como líder do grupo para avançar às oitavas de final.
VEJA AS PARTIDAS
- 02/04/1950 – Deportivo Ferroviário 1 x 1 Fluminense – Hernando Siles (La Paz, Bolívia)
- 09/04/1950 – Bolívar 1 x 2 Fluminense – Hernando Siles (La Paz, Bolívia)
- 16/04/1950 – Deportivo Litoral 2 x 2 Fluminense – Hernando Siles (La Paz, Bolívia)
- 11/04/2018 – Fluminense 3 x 0 Nacional de Potosí – Maracanã (Rio de Janeiro)
- 10/05/2018 – Nacional de Potosí 2 x 0 Fluminense – Víctor Agustín Ugarte (Potosí, Bolívia)