Fluminense

Fluminense se despede do Maracanã em ano marcado por títulos e festas no estádio

Fluminense fecha temporada no Maracanã (FOTO: MARINA GARCIA/FLUMINENSE FC)

Palco de conquistas, momentos marcantes e, por vezes, uma espécie de “12° jogador” do Flu em vários momentos deste ano.

FOTO: MARINA GARCIA/FLUMINENSE FC

O jogo contra o Grêmio desta quarta-feira marcou a despedida do Fluminense no Maracanã na temporada. Palco de conquistas, momentos marcantes e, por vezes, uma espécie de “12° jogador” do Flu em vários momentos deste ano.

Ao todo, o Fluminense disputou 38 partidas no Maracanã em 2023, com 24 vitórias, oito empates e cinco derrotas. Pelo Brasileirão, são 42 pontos em 19 jogos: 13 vitórias, quatro empates e duas derrots.

Golaço de Cano

Em clássico do Campeonato Carioca, Cano marcou um golaço contra o Vasco, na vitória por 2 a 0 do Flu, no Maracanã. Nos acréscimos do segundo tempo, quando o time de São Januário se lançava ao ataque em busca do empate, o argentino aproveitou erro na saída de bola adversária e marcou um golaço.

Goleadas sobre o Fla e River Plate

Foi também no Campeonato Carioca deste ano, no Maracanã, que o Fluminense aplicou uma das viradas e teve uma das vitórias mais emblemáticas em cima do maior rival, o Flamengo. Após perder o primeiro jogo da final por 2 a 0, o Fluminense foi campeão estadual com um 4 a 1 com direito a atuação memorável da equipe.

Na fase de grupos da Conmebol Libertadores, o Fluminense deu sinais de sua força atuando em casa. Foi no Maracanã que o clube aplicou a maior goleada sofrida pelo River Plate na história da competição sul-americana: 5 a 1, sem tomar conhecimento sobre o adversário.

A Glória Eterna

E não poderia faltar a conquista da Conmebol Libertadores. Quinze anos depois, no mesmo palco onde amargou o vice em 2008, o Fluminense conquistou a redenção no Maracanã. O Flu alcançou o título mais importante de sua história ao vencer o Boca Juniors na final da Conmebol Libertadores por 2 a 1, com gols de Cano e John Kennedy, que saiu do banco para cravar o título na prorrogação.

Festas e mosaicos

A torcida tricolor também fez sua parte nas arquibancadas do Maracanã. Teve festas das bandeirinhas, mosaicos com letras, mosaicos em 3D em homenagem a Cartola e até mesmo mosaico com um guerreiro, que também virou símbolo do Flu.

Agora, o Fluminense se concentra para embarcar para Jidá, na Arábia Saudita, no dia 12 de dezembro, onde a equipe irá disputar o Mundial de Clubes. A estreia do Flu na competição da Fifa acontece no dia 18.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo