O Fluminense venceu o Avaí por 2 a 0, neste domingo (19), no Maracanã, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tricolor deu um salto na tabela e se aproximou dos líderes. A equipe agora ocupa a 6ª posição com 18 pontos. O Leão, por outro lado, teve a sequência de duas vitórias consecutivas interrompida. O time catarinense termina a rodada na 11ª colocação com 17 pontos. Os gols da partida foram marcados por Germán Cano e Matheus Martins.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
1º TEMPO
O Fluminense controlou boa parte do primeiro tempo. Logo aos 4’, o Tricolor Carioca abriu o placar: Arias encontrou um belo passe para Germán Cano na entrada da área, o centroavante saiu cara a cara com Vladimir e só deslocou o goleiro para fazer 1 a 0. Aos 9’ quase o segundo gol: Samuel Xavier arriscou chute de fora da área e a bola explodiu no travessão. No minuto seguinte, Luiz Henrique cruzou na pequena área, mas Cano não conseguiu alcançar.
A pressão do Fluminense continuava e o Avaí tinha dificuldades para sair do campo de defesa. Com 20 minutos, o Tricolor tinha 67% de posse de bola e cinco finalizações, contra apenas uma dos catarinenses. O lance mais perigoso dos visitantes aconteceu aos 29’: Pottker recebe na direita e acionou Bissoli na área, que fez o giro em cima da marcação de Nonato e finalizou para defesa de Fábio.
Na reta final da primeira etapa, o Fluminense teve mais uma chance de ampliar o placar. Aos 35’, Ganso lançou Luiz Henrique na esquerda, o camisa 11 cortou a marcação e bateu no contrapé de Vladimir, mas a bola saiu rente à trave esquerda. O Avaí tentou pressionar nos minutos finais, mas o Tricolor se fechou na defesa e dificultou a criação de jogadas do Leão.
2º TEMPO
O Avaí voltou melhor do que o Fluminense na segunda etapa. As mudanças promovidas por Eduardo Barroca no intervalo melhoraram o setor criativo da equipe e, por consequência, colocaram o trio de ataque na partida, em especial Pottker e Bissoli. Do lado Tricolor, a equipe seguia o padrão de Fernando Diniz de tocar a bola, mas a intensidade do primeiro tempo, mostrou um time mais cansado para construir as jogadas ofensivas desde a defesa, como pede o treinador.
Aos 5’, Raniele recebeu na entrada da área e finalizou no meio do gol para defesa de Fábio. Aos 13’, o Avaí chegou ao gol com Bissoli, mas o VAR indicou impedimento de Pottker no início da jogada. O Fluminense só conseguiu chegar ao gol de Vladimir aos 22’: Luiz Henrique encontrou Samuel Xavier livre na área e o lateral finalizou no travessão.
A partir dos 25’, o Fluminense voltou a equilibrar a partida e chegou ao segundo pouco depois. Aos 27’, Matheus Martins aproveitou uma falha dos zagueiros do Avaí, avançou até a área e tocou na saída de Valdimir para ampliar a vantagem. Com o 2 a 0, Fernando Diniz tirou algumas peças importantes, já de olho na partida contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil, e reforçou a marcação no meio campo.
Com a partida controlada, o Fluminense só sofreu com uma jogada do Avaí, já na reta final de jogo. Aos 34’, Bissoli conseguiu uma roubada de bola na área, tirou da marcação e finalizou rasteiro para ótima defesa de Fábio com o pé direito. Aos 46’ e aos 50’, o Tricolor teve a chance de marcar mais um: primeiro com Samuel Xavier, que parou na trave outra vez, e depois com Willian Bigode, que ficou em ótima defesa de Vladimir.