Fluminense e Manchester City decidem quem será o campeão mundial de 2023. Nesta sexta-feira, os brasileiros e ingleses entram em campo pela grande decisão do Mundial de Clubes, às 15h (horário de Brasília), no King Abdullah Sports City, na Arábia Saudita. Ambos os clubes nunca venceram a competição na história. O Tricolor venceu o Al Ahly por 2 a 0 na semifinal, enquanto os Citizens venceram o Urawa Reds por 3 a 0, na última terça-feira.
Fernando Diniz tem um elenco completo à sua disposição. A curiosidade fica por conta do atacante John Kennedy, que saiu do banco para brilhar mais uma vez pelo Flu contra o Al Ahly. Será que ele pode ser promovido ao time titular?
Do outro lado, Pep Guardiola já sabe que não poderá contar com as superestrelas Haaland e De Bruyne, que ainda estão em recuperação de lesões e foram cortados do Mundial. Julian Álvarez foi reserva contra o Urawa Reds. A expectativa é que ele volte ao comando do ataque para a decisão.
Se as equipes empatarem após 90 minutos, o jogo terá mais 30 minutos de prorrogação. Se os times seguirem empatados, a partida irá para os pênaltis. Apenas uma final do Mundial de Clubes da FIFA foi decida nas penalidades, com o Corinthians derrotando o Vasco da Gama na primeira edição do torneio, em 2000.
Retrospecto
Os times nunca se enfrentaram na história. O Fluminense chega ao Mundial após vencer a Libertadores, enquanto o City conquistou a Liga dos Campeões. Na temporada, o Tricolor também ganhou o Campeonato Carioca, enquanto os Citizens levaram o “Treble”, com a Premier League e a FA Cup no pacote.
FICHA DO JOGO
- Data e horário: Sexta-feira, 22 de dezembro de 2023, às 15h (de Brasília)
- Local: King Abdullah Sports City – Jidá, Arábia Saudita
- Arbitragem: Szymon Marciniak (POL)
- Assistentes: Tomasz Listkiewicz, Adam Kipsik e Jesús Valenzuela Sáez
- Onde assistir: TV Globo, Globoplay, Caze TV, FIFA+ e em tempo real no Esporte News Mundo
Prováveis escalações
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo; André, Martinelli; Jhon Arias, Ganso, Keno; Germán Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Desfalques: Nenhum
MANCHESTER CITY: Éderson; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias, Josko Gvardiol; Rodri, Mateo Kovacic; Bernardo Silva, Phil Foden, Jack Grealish; Julian Álvarez. Técnico: Pep Guardiola.
Desfalques: Haaland, De Bruyne e Doku (lesionados)
Palpites
Ricardo Oliveira (Editor de Futebol Internacional): O Manchester City leva um certo favoritismo, apesar dos desfalques de Haaland e De Bruyne. O fato de os ingleses estarem em má fase e o Fluminense em momento positivo poderá equilibrar as coisas. Apesar disso, acredito em uma vitória do City.
Palpite: Fluminense 1×2 Manchester City
Marcella Lima (editora de Futebol Paulista): Jogo complicado e acredito que deve ser com poucos espaços. Mas ainda assim, vejo o Manchester City com um pouco mais de vantagem e conseguindo o resultado.
Palpite: Fluminense 1×2 Manchester City
Matheus Ribeiro (editor de Futebol Mineiro): Um duelo interessante, de duas equipes propositivas e que gostam de ter a bola em seus pés. O Manchester, obviamente, é o favorito por ser o melhor time do mundo, com o melhor treinador do mundo. Mas acredito que veremos um grande jogo, com muito repertório ofensivo dos dois lados. Acredito que Guardiola supere o Diniz nesta sexta.”
Palpite: Fluminense 1×3 Manchester City
Yuri Donegate (editor-chefe): Fluminense e Manchester City farão um confronto em que ambos buscam a notoriedade internacional que tanto almejam. Existe um favoritismo europeu iminente, porém o fator conjunto do Flu, aliado aos desfalques do City jogam a favor do Brasileiro. O confronto deve ser decidido na prorrogação ou pênaltis.
Palpite: Fluminense 1 (5) x (6) 1 Manchester City
Lucas Dantas (setorista do Fluminense): É muito difícil fazer uma previsão para esse jogo. Espero uma partida linda de ver, com um Fluminense, mesmo com o favoritismo do City, não abdicando do seu jeito de jogar. Vou nadar contra a maré e embarcar no sonho de milhões de tricolores.
Palpite: Fluminense 1×0 Manchester City
Carlos Mello (editor de Futebol Carioca): É o jogo mais aguardado do futebol nos últimos tempos. Estilos diferentes, mas com mesmas propostas. Acredito que as equipes não têm que provar nada, pois já fizeram muita coisa ao longo da temporada. Quem juntar a técnica, confiança e vontade tende a levantar a taça. Vejo um Fluminense mais energizado e muito corajoso. Nada é impossível.
Palpite: Fluminense 1×0 Manchester City
Ignez Alessandra (editora de Futebol Nacional): City e Fluminense farão um jogão de bola na finalíssima do Mundial e o embate será interessante, principalmente pelo jeito que jogam as duas equipes. Sem as principais estrelas do City, o Flu, com força total, é favorito, mas vai depender de como cada equipe irá se portar dentro de campo.
Palpite: Fluminense 3×1 Manchester City
Cauã Tinoco (setorista do Fluminense): É sem dúvidas o maior desafio não só do time de Fernando Diniz, mas sim de toda a história do Fluminense. Uma partida contra o melhor elenco e treinador do mundo valendo o título mundial, com um embate de ideias originais. Prevejo um jogo com o City tendo as rédeas iniciais e com o Flu um pouco mais retraído, mas sem se livrar da bola. A história será feita nos pênaltis, palpito que o tricolor será campeão.
Palpite: Fluminense 2 (4) x (3) 2 Manchester City
Vinícius Azevedo (editor de Outro Lado): O Fluminense terá a difícil missão de enfrentar um dos melhores times do mundo: o Manchester City de Pep Guardiola, na final do Mundial de Clubes. O desafio será duro, mas poderia ser pior, já que o time inglês chega desfalcado de Haaland, De Bruyne e Doku. Acho que a ausência dos nomes pode equilibrar mais o confronto e, inclusive, deixar o Flu com maior chances. Acredito em um empate no tempo regulamentar com vitória do City na prorrogação.
Palpite: Fluminense 1×2 Manchester City