Em julgamento realizado nesta sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Fred, do Fluminense, e Dudu e Deyverson, do Palmeiras, deram as suas declarações por confusão em partida entre os clubes pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã. Os dois primeiros foram advertidos, enquanto o herói do título da Libertadores do Alviverde pegou um jogo de suspensão, que já foi cumprida em razão da suspensão automática por três cartões amarelos, por ter sido o causador da confusão.
Em depoimento, Fred negou que tivesse empurrado Deyverson, mas confirmou a ofensa ao árbitro, por achar a expulsão injusta. O procurador Álvaro Cassetari considerou a denúncia “exagerada” e pediu a absolvição do jogador no artigo 250 e a desclassificação da acusação do artigo 243 para o 258 (conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva), com multa. O relator Gustavo Caputo votou pela absolvição de Fred no artigo 250 e a suspensão por um jogo convertida em advertência pelo 258, e foi seguido pelos demais votantes.
+ Fluminense busca empréstimo de Mario Pineida, do Barcelona-EQU
Dudu, expulso por falta em Samuel Xavier, foi denunciado por praticar agressão física e poderia pegar de quatro a 12 partidas. O auditor relator desclassificou a denúncia para o artigo 250 (ato desleal ou hostil) e votou por um jogo de punição, convertido em advertência, sendo seguido pela maioria dos auditores.
Já Deyverson foi denunciado em dois artigos do CBJD e podia pegar gancho até 13 jogos ao todo: de uma a três partidas por praticar ato desleal ou hostil, e de seis a 10 partidas por participar de rixa, conflito ou tumulto. Ele foi considerado pelo árbitro na súmula como o responsável pela confusão em campo.
+ Bombou na semana: Tri da Libertadores, Abel Ferreira e espera do Mundial
A CONFUSÃO
Depois do término do jogo, Deyverson, do Palmeiras, que não atuou na partida, foi até o meio do campo tirar falar com Samuel Xavier, lateral tricolor que trocou farpas com Dudu e gerou a expulsão do atacante pelo segundo amarelo nos minutos finais do jogo. Na sequência, outros jogadores se meteram no tumulto.
Fred, do Fluminense, era um dos mais exaltados. O atacante insistiu na discussão com Deyverson, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, chamando o árbitro de “frouxo”. O atacante palmeirense também levou cartão vermelho e foi apontado na súmula como causador do tumulto.