Campeonato Mineiro

FMF pretende incluir VAR em todo o Campeonato Mineiro, afirma presidente

Foto: Mineirão/Divulgação

Na próxima segunda-feira (24) acontece o encontro do Conselho Arbitral do Campeonato Mineiro. Na reunião, a Federação Mineira de Futebol (FMF) pretende propor que todas as partidas a serem disputadas pelo Campeonato Mineiro a partir do próximo ano tenham a presença do árbitro do vídeo (VAR).

A informação foi inicialmente divulgada pela Rádio Itatiaia, em entrevista do presidente da FMF, Adriano Aro. Segundo ele, haverá uma alternativa para arcar com o custo do VAR em todos os jogos, o que foi impecilho no Estadual passado.

– A Federação pretende propor aos clubes que a gente faça o VAR em todas as partidas. A Federação vem com uma alternativa financeira para poder arcar com os custos do VAR, que é um custo elevado. A Federação se preparou para 2023 e teremos a solução financeira e, caso os clubes estejam dispostos, temos a solução para arcar com esses valores. Não vou antecipar, mas a Federação tem uma solução do ponto de vista financeiro. Seria mais no sentido de patrocinador. A Federação tem umas propriedades que são dela e cede para os clubes. A ideia é não ceder mais e a Federação conseguir monetizar em cima delas.

Não para por aí. A Federação pretende levar para votação também a proposta de vistoria dos gramados 30 dias antes do início do torneio, considerando as críticas às condições do campo no campeonato deste ano. A ideia é que, caso o gramado não esteja em condições de jogo, o estádio seja interditado para as reformas necessárias no prazo que antecede o Campeonato Mineiro.

– Em 2022 a gente ouviu muito isso e a Federação buscou alternativas. Para 2023, queremos duas propostas, caso os clubes aprovem. A primeira é que a Federação tenha o direito de fazer uma vistoria um mês antes do campeonato e, se nossa vistoria detectar o estádio não esteja em condições aptas, será delegado à Federação poderes para que ela use o estádio por 30 dias sem que os clubes possam usar. Ele ficará fechado e cedido para a Federação. Entendemos que em 30 dias de trabalho é possível ter gramado bem melhor.

Ambas as propostas, para serem aprovadas e integrarem o regulamento do Campeonato Mineiro, precisam da aprovação de mais da metade dos votos. Vale ressaltar que cada equipe tem determinado peso, dependendo da classificação no Estadual deste ano.

Para saber tudo sobre o futebol mineiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo