Recordista de gols em apenas uma edição de Copa do Mundo, o francês Just Fontaine faleceu, nesta quarta-feira (01), aos 89 anos. A família do ex-jogador informou à imprensa francesa, que noticiou o falecimento de Fontaine. Enquanto jogador, o francês marcou 13 gols na edição da Copa do Mundo de 1958, sendo até os dias atuais o maior artilheiro de uma só edição do torneio.
O ex-jogador nasceu na cidade de Marrakesh, no Marrocos, mas se naturalizou francês. Inicialmente, Fontaine não estava cotado para disputar a Copa do Mundo da Suécia, mas Thadée Cisowski, titular na ocasião, sofreu uma lesão nos momentos definitivos para o Mundial. Os franceses chegaram até à semifinal daquela Copa do Mundo, tendo sido superados pelo Brasil, que foi o campeão.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
Fontaine começou a carreira no USM Casablanca, de Marrocos. Na temporada 1953/54, o jogador chegou ao Nice e se transferiu ao Stade de Reims em 1956/57, aonde permaneceu até o final de sua carreira. Como treinador, Just Fontaine comandou a seleção francesa, o Luçon FC, o PSG e a seleção de Marrocos.
Além do recorde de gols na Copa do Mundo de 1958, Just Fontaine conquistou títulos como Campeonato Francês (um com o Nice, três com o Reims) e Copa da França (Nice em 1954 e Reims em 1958). O ex-jogador também chegou a disputar uma final da Copa de Europa (a atual Liga dos Campeões) em 1959, quando o Reims foi derrotado por 2 a 0 pelo Real Madrid.
Com os 13 gols na Copa do Mundo de 1958, Fontaine é, até o momento, o quarto jogador que mais fez gols na história dos Mundiais ao lado de Lionel Messi, que também marcou 13 gols em cinco edições disputadas. A frente deles estão os alemães Miroslav Klose (16 gols) e Gerd Muller (14), além do brasileiro Ronaldo (15).