Dando sequência na temporada deste ano, a Ponte Preta foi derrotada pelo Vitória, por 3 a 0, no Barradão, neste domingo (16). O confronto foi válido pela estreia das equipes na Série B do Campeonato Brasileiro 2023.
Com dois gols sofridos ainda no primeiro tempo, a Macaca teve um gol anulado de Jeh e não conseguiu reverter o placar no segundo tempo, voltando à Campinas sem os primeiros três pontos na bagagem.
+ Para saber tudo sobre a Ponte Preta, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou nervoso entre as duas equipes, mas com o Vitória logo se encontrando para conseguir pressionar a Ponte Preta. Na marca dos 10′, o clube baiano começou a apertar mais e, em uma bola levantada na área, a defesa da Macaca precisou trabalhar para impedir uma possível finalização do adversário.
Com algumas jogadas trabalhadas pelo time campineiro, o Vitória começou a atuar mais pela direita. Aos 17′ minutos, Zé Hugo avançou em velocidade e finalizou, mas o goleiro pontepretano estava atento e espalmou a batida. Na sequência, Giovanni Augusto aproveitou o rebote e sofreu a falta do volante Amaral.
Com a falta próximo a entrada da grande área, o lance foi para a revisão do VAR para um possível pênalti, mas a arbitragem marcou falta. Aos 19′, Zeca cobrou forte por baixo da barreira para abrir o marcador do Vitória no Barradão.
Nos minutos seguintes, a Macaca tentou jogadas trabalhadas entre Jeh, Elvis e Júnior Tavares, porém todas acabaram em erros ou defesas do adversário. A melhor chance veio aos 30′, com Jeh, após ganhar dos defensores do Vitória na velocidade e marcar o gol do empate, mas a arbitragem marcou impedimento na jogada.
Aos 36′, o mandante assustou mais uma vez com Zé Hugo. No entanto, a bola saiu perto da trave. Depois de um período de ataque sem sustos da Ponte Preta, Osvaldo, aos 43 minutos, ampliou o placar para o Vitória acertando uma finalização no ângulo do goleiro Caíque França.
O time de Hélio dos Anjos tentou responder no minuto seguinte, com Pablo Dyego aproveitando o cruzamento rasteiro de Weverton na pequena atrás, mas Lucas Arcanjo evitou o gol alvinegro.
SEGUNDO TEMPO
A Ponte Preta começou melhor na segunda etapa, com Cássio Gabriel, Pablo Dyego e Jeh buscando o ataque. A pressão inicial foi frequente nos sete primeiros minutos, não tendo sucesso, mas sendo mais eficaz que a primeira etapa, assim como a defesa alvinegra.
Aos 27 minutos, Thiago Lopes bateu e exigiu a defesa de Caíque França. A Macaca respondeu com Gui Pira, mas finalizou em cima da defesa do Vitória e perdeu a oportunidade de recolocar a Ponte no jogo. Com chances lá e cá, Rodrigo Andrade também teve sua chance aos 31 minutos, mas o goleiro pontepretano fez a defesa milagrosa.
Na marca dos 36 minutos, Gui Pira encontrou Jean Carlos, mas o lateral-esquerdo parou na intervenção de Lucas Arcanjo. Continuando com as chances do lado alvinegro, Cássio Gabriel encobriu o goleiro do Vitória, mas a bola vai para fora.
Respondendo ao ataque perigoso da Macaca, Rodrigo Andrade fez o terceiro da equipe da casa aos 40 minutos. O time mandante ainda teve oportunidade de ampliar para quatro e formar uma goleada na estreia, com Welder e Marcelo, mas os dois jogadores travaram na defesa de Caíque.
A Macaca tentou o gol de honra aos 44 minutos, quando Gui Pira dominou pela ponta esquerda e bateu colocado. No entanto, o goleiro, mais uma vez, fechou o gol.
A Ponte Preta retorna na próxima sexta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), contra o Criciúma, no Estádio Moisés Lucarelli.