Nesta sexta-feira (3) a Ford anunciou que passará a ser fornecedora de motores para a Fórmula 1 a partir de 2026. Fora da categoria desde 2004, a marca norte-americana retorna em uma era de maior sustentabilidade, com a chegada de motores que utilizam tecnologia sustentável, além, é claro, do interesse com o grande crescimento da Fórmula 1 dentro dos Estados Unidos. A Ford fez parceria com a atual campeã Red Bull Racing e sua “irmã”, AlphaTauri, para ser a nova fornecedora dos motores das equipes e substituir a gigante japonesa Honda.
Bill Ford, presidente executivo da construtora, diz que a volta a categoria é o início de um novo capítulo emocionante e que “a Ford está voltando ao auge do esporte, trazendo a longa tradição da Ford de inovação, sustentabilidade e eletrificação para um dos palcos mais vistos do mundo”.
Segundo Stefano Domenicali, diretor-executivo da Fórmula 1, o compromisso do esporte com o meio ambiente foi um dos motivos que fizeram a Ford voltar à categoria: “Nosso compromisso é de carbono zero até 2030 e introduzir combustíveis sustentáveis nos carros de F1 a partir de 2026. Isso também é uma razão importante para a decisão deles entrar na F1”.
“A notícia de que a Ford está chegando a Fórmula 1 a partir de 2026 é ótima para o esporte e estamos empolgados em vê-los se juntar aos incríveis parceiros que já estão na F1. A Ford é uma marca global com uma herança incrível no mundo automotivo e automobilístico, e eles veem o enorme valor que nossa categoria oferece a mais de meio bilhão de fãs em todo o mundo”, comenta Domenicali.
A Ford, presente na categoria desde 1963, teve sucesso a partir 1967, quando entrou em parceria com a Cosworth para fabricação de unidades de potência, o que lhe rendeu dez títulos de construtores e 13 campeonatos de pilotos.
Além da Ford, a Audi está trabalhando em um projeto de novo motor e na aquisição da equipe Sauber. A Honda assinou um compromisso de voltar a Fórmula 1 em 2026, após oficializar sua saída da categoria e a Porsche continua com suas tentativas de entrar para a F1. Outra marca norte-americana que anunciou seu desejo de entrar na categoria é a General Motors, através da Cadillac em uma parceria com a Andretti.