Automobilismo

Fórmula 1: Confira informações sobre a etapa do Azerbaijão, neste fim de semana

A pista do Azerbaijão sofreu alterações para aumentar a competitividade e a emoção para o público.

Foto: F1

A próxima etapa da competição acontece a partir desta sexta (13), com treinos livres, e finaliza no domingo (15), com a corrida principal.

Depois de um fim de semana sem corridas, a 17ª etapa da temporada de 2024 da Fórmula 1 é no Circuito Urbano de Baku, no Azerbaijão, entre os dias 13 e 15 de setembro. Saiba quais são as expectativas para o fim de semana.

Estratégia da McLaren

A McLaren, que teve uma performance abaixo do esperado no circuito de Monza, onde Norris e Piastri terminaram em posições abaixo do esperado, chega ao Azerbaijão com uma nova estratégia.

A orientação da equipe é para que Piastri tente ajudar Lando Norris a abater os 62 pontos de diferença entre ele e o 1º colocado na tabela do Campeonato de Pilotos, Max Verstappen, da Red Bull Racing. Sobre a estratégia, Oscar Piastri afirmou que “ordens de equipe não são divertidas”.

“Não dá para tentar prever todos os cenários possíveis, mas o que queremos é que o melhor piloto em cada fim de semana de corrida seja premiado”,  afirmou o piloto australiano.

Apesar disso, Piastri salientou que a estratégia é “para o futuro de uma equipe, que abriu as portas para mim na Fórmula 1”. O piloto de 23 anos estreou na categoria ano passado, após disputar a F3 e a F2, conquistando títulos.

Participação de Oliver Bearman

Oliver Bearman, confirmado para a Haas no ano que vem, vai fazer sua primeira corrida pela equipe na etapa do Azerbaijão. A decisão veio após a suspensão de Kevin Magnussen, que sofreu penalidade após colisão com Pierre Gasly em Monza.

Bearman já correu como titular pela Ferrari, em março deste ano, substituindo Carlos Sainz, que foi submetido a uma cirurgia no apêndice. Na ocasião, Oliver terminou a corrida na 7ª colocação, uma performance surpreendente para uma estreia.

O britânico se mostrou animado com a oportunidade de correr novamente antes de sua estreia oficial, mesmo com o conflito de agendas com a F2.

“Vou ter todos os treinos livres, o que vai ajudar. Espero chegar mais bem preparado desta vez. Eu preferiria que não fosse um final de semana em que a gente também tem a F2, mas não dá para escolher quando você vai andar de Fórmula 1 e tenho que aproveitar a oportunidade”, afirmou o piloto.

Circuito mais competitivo

Na esperança de aumentar a possibilidade de ultrapassagens na corrida, a FIA realizou mudanças na zona de DRS no circuito urbano de Baku.

O DRS, ou Drag Reduction System (Sistema de Redução de Arrasto), é um mecanismo criado para diminuir a força de aderência do carro de Fórmula 1 nas retas, deixando o veículo mais leve e possibilitando ultrapassagens. Os pilotos podem ativar o sistema somente quando o adversário à frente estiver a menos de 1 segundo de distância e em pontos específicos da pista, que são chamados Zonas de DRS.

Depois de reclamações dos pilotos na temporada de 2023 em Baku, que alegaram que as ultrapassagens eram muito difíceis de serem realizadas, a zona de DRS do circuito foi aumentada em 100 metros para a disputa deste fim de semana, na esperança de aumentar a competitividade.

Confira a programação da 17ª etapa:

13 de setembro (sexta feira)

  • Treino Livre 1: 6h20
  • Treino Livre 2: 9h50

14 de setembro (sábado)

  • Treino Livre 3: 5h20
  • Treino classificatório (Quali): 8h30

15 de setembro (domingo)

  • Corrida: 7h30

Até o fim da temporada de 2024, as transmissões do campeonato mundial de Fórmula 1 no Brasil são feitas pela TV Band.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo