Automobilismo
Fórmula 1 divulga calendário da temporada de 2024 com 24 corridas; GP do Brasil acontece no dia 3 de novembro
Fórmula 1 revela calendário de 2024 com 24 etapas; GP do Brasil acontece em novembro
— Continua depois da publicidade —
Nesta quarta-feira (5), a Fórmula 1 divulgou através das suas redes sociais o calendário oficial da temporada de 2024. Com 24 corridas, a temporada do ano que vem começará no dia 2 de março, com o GP do Bahrein, e tem agendado o GP da China, que não acontece há três anos. A etapa do Brasil acontece no dia 3 de novembro.
+ McLaren traz de volta pintura prateada para o GP da Inglaterra
Outra prova que sempre é apontada como uma das corridas que mais tem chances de ser retirada do calendário e segue é o GP da Bélgica. Uma das provas mais antigas da Fórmula 1 foi cenário da morte do jovem piloto Dilano van ‘t Hoff e várias críticas foram levantadas sobre a pista. O contrato do circuito segue até o dia 25 de agosto de 2024.
Falando sobre o anúncio do calendário da Fórmula 1 de 2024, Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, disse: “Estou muito feliz em anunciar o calendário de 2024 com 24 corridas que proporcionarão uma temporada emocionante para nossos fãs em todo o mundo. Há um grande interesse e uma demanda contínua pela Fórmula 1, e acredito que este calendário atinge o equilíbrio certo entre as corridas tradicionais e as novas e existentes.
Diferente do que foi inicialmente anunciado pela categoria, o GP do Bahrein segue como a primeira prova da temporada 2024. A Fórmula 1 havia prometido que o GP da Arábia Saudita seria a etapa inicial do ano para evitar um choque de datas com o Ramadã, importante feriado do Islã que será celebrado entre 10 de março e 9 de abril. A corrida no Circuito de Jeddah está marcada para 9 de março.
O GP de Abu Dhabi segue sendo a prova final da temporada, ela acontece no oito de dezembro. A prova de Yas Marina fecha a temporada desde 2014.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
Um fato que é possível ser visto no calendário é que a Fórmula 1 decidiu por juntar diversas corridas do mesmo continente para evitar grandes viagens, por exemplo, as cinco primeiras corridas acontecem na Ásia, com isso as equipes tem menos trabalho.
A temporada europeia começa em 19 de maio com o GP da Emilia-Romagna, seguindo uma viagem à Miami, nos Estados Unidos. De Singapura, em 22 de setembro, a F1 viajará para os EUA no Texas, México, Brasil e retorna para a América do Norte em Las Vegas. As duas corridas finais serão no Oriente Médio: Catar e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A Fórmula 1 retorna na sexta (7), com os treinos livres do GP da Inglaterra. No domingo (9), acontece o GP de Silverstone.