Automobilismo

Fórmula 1: Franco Colapinto estreia na Williams em Monza

Com a estreia de Colapinto, a Argentina retorna à Fórmula 1 após 23 anos.

Foto: Reprodução/Williams

A equipe demitiu Logan Sargeant, que vinha com uma série de acidentes e corridas ruins.

As recentes movimentações no grid da mais prestigiada categoria do automobilismo, a Fórmula 1, causaram repercussão entre os que acompanham o esporte. No último dia 27, a Williams Racing anunciou a substituição imediata de um dos seus pilotos no grid. No artigo publicado pela construtora, foi anunciado que o argentino Franco Colapinto, de 21 anos, correrá pela Williams pelo restante da temporada de 2024. Ele já estreia neste fim de semana, em Monza, ao lado de Alex Albon.

O piloto argentino vai ficar no lugar de Logan Sargeant, contratado desde 2023, que foi demitido pela construtora após uma sucessão de erros e poucos resultados positivos obtidos pelo piloto americano. Sargeant terminou a temporada de 2023 na 21° colocação no campeonato de pilotos, com apenas 1 ponto. Em 2024, ele não terminou nenhuma corrida na zona de pontuação, tendo como classificação mais alta um 15° lugar, em Jeddah.

No GP da Holanda, em Zandvoort, a Williams de Sargeant pegou fogo, durante o terceiro treino livre, após uma batida forte do piloto. Ele teve que deixar o treino. E isso parece ter sido a gota d’água para a Williams, que não pontuou com nenhum de seus pilotos nesta temporada. No Twitter, a construtora agradeceu o seu agora ex-piloto:

O argentino no grid

Após 23 anos, a Argentina volta a ter um piloto no Grid da Fórmula 1 com Franco Colapinto. O último foi Gaston Mazzacane, que deixou a categoria em 2001 após quatro grandes prêmios disputados e tendo como melhor posição o 8° lugar. O país também é pátria de um dos maiores pilotos da história, o ídolo de Ayrton Senna e pentacampeão mundial, Juan Manuel Fangio.

Franco Colapinto faz parte da Academia de Pilotos da Williams e é titular da MP Motorsport na F2. Atualmente, ele está em 6° na classificação geral de pilotos da Fórmula 2, com 96 pontos. O argentino se mostrou animado com o que, para ele, é a realização de um sonho.

“É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams. É disso que os sonhos são feitos. A equipe tem uma história incrível e uma missão de voltar à frente, da qual mal posso esperar para fazer parte”, afirmou.

Colapinto vai estrear na Fórmula 1 no meio da temporada, ao lado de Alex Albon. Ainda não se sabe ao certo o futuro do piloto na equipe. A construtora  já anunciou outras mudanças este ano: a partir de 2025, Carlos Sainz também passa a correr pela Williams após três anos na Scuderia Ferrari, o que faz o futuro do piloto argentino ser incerto.

Confira os horários do fim de semana em Monza, que começa nesta sexta-feira (30)

  • 30/09 (sexta-feira): TREINO LIVRE 1 – 8h20
  • 30/09 (sexta-feira): TREINO LIVRE 2 – 11h50
  • 31/09 (sábado): TREINO LIVRE 3 – 7h20
  • 31/09 (sábado): QUALI – 10h30
  • 01/09 (domingo): CORRIDA – 9h30

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo