Nos treinos classificatórios deste sábado (14), o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, conquistou a 26ª pole position da sua carreira pela 17ª etapa da Fórmula 1 em 2024, no Circuito Urbano de Baku, no Azerbaijão. Confira os destaques do sábado.
TL3
O terceiro TL começou às 5h20, pelo horário de Brasília, sendo marcado por duas bandeiras vermelhas e uma leve ameaça de chuva, mas isso não impediu George Russell de garantir o melhor tempo. Com 1m42s514, o piloto da Mercedes superou Leclerc por apenas 0s013.
Após 15 minutos de voltas de instalação, o treino foi interrompido pela primeira vez devido a problemas no motor de Esteban Ocon, que deixou seu Alpine parado no meio da pista. Quando a atividade foi retomada, o grid voltou à ação utilizando pneus macios, mas um novo incidente, desta vez com Oliver Bearman, trouxe a segunda bandeira vermelha do treino. O piloto da Haas colidiu com o muro na curva 1, danificando a suspensão dianteira.
Com a pista liberada a pouco mais de 20 minutos do fim, o cenário começou a mudar rapidamente. Alexander Albon liderava no início da retomada, mas os tempos começaram a despencar. Sergio Pérez, da Red Bull, foi o primeiro a bater a marca de sexta-feira, com 1m43s389, mas Russell surpreendeu ao final, cravando a melhor volta e desbancando Leclerc.
O top 10 foi completado por Lando Norris, Oscar Piastri, Max Verstappen, Carlos Sainz, Pérez, Albon, Franco Colapinto e Lewis Hamilton.
CLASSIFICAÇÃO
Q1
A Quali 1 trouxe uma surpresa: Lando Norris, da McLaren, terminou na 17ª posição e não seguiu para a Quali 2. O piloto inglês cometeu um erro, saindo da pista nas últimas curvas e decidiu não completar a volta. Agora, se Norris quiser seguir com sua estratégia de superar o líder do campeonato, Max Verstappen, vai ter que fazer uma corrida de recuperação no GP deste domingo (15).
“É o que é. Temos uma longa corrida pela frente, temos bons pneus guardados. Ainda tenho esperança de conseguir um bom resultado. Acho que o carro é rápido”, afirmou Norris em entrevista ao Skysports.
O melhor tempo da Q1 foi de Charles Leclerc, seguido por Albon e Piastri.
Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Esteban Ocon ficaram nas posições mais baixas e não avançaram para a Q2.
Q2
A Quali 2 foi bem disputada, com muitos pilotos assumindo a ponta provisoriamente. Faltando menos de 10 minutos para o fim, Verstappen fez o tempo de 1:42:042, assumindo a ponta e cravando a melhor volta da sessão. Leclerc assumiu a 2ª posição a menos de 4 minutos para o fim da Quali 2, com o tempo de 1:42.028.
A surpresa da Q2 foi o calouro argentino Franco Colapinto (Williams) que disputando pela primeira vez no circuito de Baku, assumiu a 5ª posição a menos de 1min para o fim, garantindo sua participação na Quali 3. O outro estreante, Oliver Bearman, que substitui Magnussen pela Haas, terminou na 11ª posição, apenas 2 décimos atrás de Alex Albon, e não avançou para a Quali 3.
O britânico, apesar de ter mostrado resultados superiores ao de Kevin Magnussen, não ficou feliz com a sua colocação: “Ah cara, eu sou tão idiota!”, disse ao engenheiro logo após parar.
Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Nico Hülkenberg e Lance Stroll ficaram nas posições mais baixas e não seguiram para a Q3.
Q3
A Ferrari dominou a classificação pela maior parte, com Leclerc na ponta, seguido por Carlos Sainz. Piastri completava o P3.Max Verstappen, que dominou a Q2, cometeu um erro na volta 16, com uma “escorregada” que o tirou, no total, 6 décimos.
Um incidente inédito chamou a atenção de todos, até mesmo de Pierre Gasly, que dava uma entrevista perto da pista: na parada, Alexander Albon, da Williams, saiu dos boxes com um exaustor de ar preso ao carro. O próprio piloto desceu e tirou a peça do veículo. A direção da prova está agora investigando o que foi considerado uma “saída perigosa”.
Seguindo o treino decisivo para a largada de domingo (15), Piastri assumiu a 2ª posição, superando Sainz. A classificação terminou com a pole position de Charles Leclerc, com o tempo de 01min41s365. Piastri e Sainz completaram o P3. Leclerc resumiu os treinos classificatórios ainda no carro, pelo rádio, em uma frase: “Sem chance para ninguém! Isso foi lindo.”, comemorou.
“Eu bati no primeiro tempo mas não perdi a confiança. A gente teve um problema no carro no treino 2 […] A última parte eu dei tudo que tinha, o carro estava muito bom, e eu estou muito feliz de estar na Pole”, afirmou Charles Leclerc, que manteve o pé no chão e afirmou que “amanhã é outra corrida, com outros desafios.
Essa é a 4ª vez consecutiva que Leclerc conquista a Pole no Azerbaijão. No entanto, ele nunca venceu a corrida. Resta saber se esse cenário vai mudar no domingo (15)
Classificação final
A corrida principal do GP do Azerbaijão acontece no domingo (15), a partir das 7h30, com transmissão pela BandTV.