Automobilismo

Fórmula 1 renova com GP de Abu Dhabi até 2030

Foto: Divulgação/Yas Marina

A Fórmula 1 divulgou nessa quinta-feira (10), véspera do início do último GP da temporada, que a etapa de Abu Dhabi continuará no calendário da F1 até 2030. O circuito de Yas Marina começou a receber provas da categoria em 2009, desde então a pista passou por diversas reformas, inclusive para essa temporada mudanças foram feitas para sediar a decisão do título de 2021, entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

– Estamos extremamente ansiosos pelo final da temporada neste fim de semana, quando mais história será feita na Fórmula 1. Os promotores da etapa sempre criam um show incrível para a corrida final de cada temporada, e combinado com as mudanças feitas para melhorar a corrida no Circuito de Yas Marina, estamos animados por muitos anos de corrida que ainda teremos em Abu Dhabi – disse Stefano Domenicali, presidente da F1.

O circuito de Yas Marina recebeu a última prova do ano nas temporadas de 2009 e 2010, sendo trocado pelo GP de São Paulo como corrida final da temporada da Fórmula 1. Em 2014, Yas Marina voltou a receber a última corrida do ano, sediando a decisão do título nesse mesmo ano, bem como em 2016 e 2021.

O trajeto passou por reformas para a etapa desse final de semana, partes antigas da pista sofreram alterações, pontos de baixa velocidade foram substituídos por curvas maiores como as curvas 7, 11 e 17. Com essas alterações Yas Marina passa a ter 5,28km de extensão no lugar dos antigos 5,554km.

As mudanças planejadas pelos diretores da prova visam acelerar as partes modificadas, a expectativa é de que os carros cheguem aos 300km/h nas partes alteradas.

F1 divulgou comparação entre traçado antigo (em branco) e atualizado (em vermelho) do Circuito de Yas Marina, palco do GP de Abu Dhabi — Foto: F1
F1 divulgou comparação entre traçado antigo (branco) e o novo (vermelho) do Circuito de Yas Marina – Foto: F1

O atual vencedor da prova é Max Verstappen, que faturou a vitória em 2020. Neste ano a mesma vitória dará o título da temporada para o holandês, já que ele e Hamilton chegam com os mesmos 369,5 pontos no campeonato de pilotos.

+ Verstappen reclama de punições recebidas no Gp da Arábia Saudita

Desde 2016, o título da Fórmula 1 não era decidido em Abu Dhabi, naquele ano Hamilton e Rosberg brigavam pelo título, o alemão acabou vencendo e se sagrando campeão, os títulos recentes do britânico da Mercedes foram conquistados em: México 2017 (18º etapa de 20) e 2018 (19ª etapa de 21); novamente nos EUA em 2019 (19ª etapa de 21) e, em 2020, na Turquia (14ª etapa de 17).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo