O GP do México de Fórmula 1, neste domingo (27) foi marcado por grandes disputas e incidentes, especialmente na reta inicial de 800 metros que levou à movimentada curva 1. Max Verstappen assumiu a liderança logo na largada, mas um acidente entre Yuki Tsunoda e Alexander Albon trouxe o safety car à pista, com ambos os pilotos abandonando a corrida após um toque, repetindo o histórico de colisões dos treinos livres.
Sergio Pérez teve uma largada forte, ganhando cinco posições, mas foi punido por não se posicionar corretamente no colchete de largada. Mais à frente, a disputa intensa entre Carlos Sainz e Verstappen pela liderança chamou a atenção, especialmente na volta 9, quando o espanhol ultrapassou o holandês e conseguiu segurar a posição mesmo após a tentativa de ataque de Verstappen.
Na volta seguinte, Verstappen enfrentou Lando Norris em uma briga acirrada pela segunda posição, resultando em um toque entre os dois e duas punições de 10 segundos para o holandês por direção perigosa por empurrar o britânico para fora da pista na curva 4, mesmo com Lando estando à frente na entrada da curva. Durante o confronto entre os líderes do campeonato, Leclerc aproveitou e ultrapassou os dois, assumindo a segunda posição. Após a confusão, Lando disse no rádio que “Max é perigoso. Tive que evitar uma batida. Mesma coisa da última vez”.
Enquanto isso, a corrida de Pérez também teve momentos turbulentos. Após um incidente com Lawson na volta 18, quando ambos se tocaram, o mexicano não conseguiu manter a perseguição e acabou defendendo posição de forma agressiva, também sendo investigado. Na volta 22, ele cumpriu uma punição de 5 segundos, retornando à corrida em último lugar.
A corrida seguiu com Alonso abandonando por superaquecimento dos pneus em sua 400ª participação na F1. Russell e Hamilton disputaram posições intensamente, com Russell se destacando ao ultrapassar seu companheiro por fora na volta 15 e mantendo a vantagem até a volta 66, quando Hamilton conseguiu recuperar a quinta posição.
Verstappen, mesmo após cumprir uma segunda punição de 20 segundos iniciou uma escalada notável, retornando ao pelotão da frente. Norris, por sua vez, aproveitou um erro de Leclerc na volta 63 e assumiu a vice-liderança, enquanto o monegasco precisou lidar com a perda de tração.
Na reta final, Lawson e Colapinto se chocaram, com o argentino arrancando um pedaço da asa do piloto da RB Bulls, que precisou parar nos boxes, e foi acompanhado por Leclerc e Perez, que buscavam a volta mais rápida, conquistada pelo monegasco.
A corrida terminou com Sainz em primeiro, seguido por Norris e Leclerc. Hamilton fechou na quarta posição, à frente de Russell, com Verstappen recuperando-se para terminar em sexto. O top 10 foi completado por Magnussen, Piastri, Hulkenberg e Gasly, em uma corrida repleta de reviravoltas e punições.
A próxima corrida será em território brasileiro. O GP de São Paulo receberá a Fórmula 1 no próximo fim de semana e contará com uma corrida Sprint.