Automobilismo

Fórmula E: De volta ao cenário, Maserati sonha com o título na nona temporada

Montadora italiana volta à uma competição mundial após décadas

Após 60 anos sem correr nas competições de monoposto, a Maserati está pronta para fazer a sua estreia na Fórmula E. A montadora italiana agora é parceira do grupo Monaco Sporting Group, o qual controlava a Venturi no mundial de carros elétricos.

Durante oito anos a Venturi marcou presença na categoria. Os primeiros cinco anos como uma equipe fabricante, e nos três anos seguintes, optou por ser um time cliente. E foi justamente nos últimos três anos que os resultados mais expressivos do time, aconteceram.

A Venturi optou por ser cliente da Mercedes, que havia acabado de entrar na Fórmula E. Depois de uma sexta temporada sem muito sucesso, a qual marcou a saída do piloto brasileiro e ex-F1 Felipe Massa da categoria após dois anos correndo pelo time monegasco, a Venturi apostou no suíço Edoardo Mortara e os resultados aconteceram.

No sétimo ano, Mortara disputou o título com Nyck de Vries até o último eprix, e ficou com o vice-campeonato após duas vitórias. Ele teve como companheiro de equipe p francês Norman Nato.

Já no ano passado, a Venturi trocou Nato pelo experiente Lucas di Grassi. O piloto brasileiro levou um tempo para se adaptar a nova equipe após sete anos correndo pela Audi, mas no fim, conseguiu até uma vitória. Novamente Mortara lutou pelo título e terminou o campeonato em terceiro lugar, com quatro vitórias. Foi a melhor e última temporada da marca monegasca na Fórmula E.

A era Maserati chegou

Agora, é hora de esquecer a era Venturi e focar na Era Maserati. Ao contrário do time monegasco nos últimos anos de Fórmula E, a equipe italiana não será cliente e carrega seu próprio powertrain.  

A Maserati manteve Edoardo Mortara como seu piloto. Os resultados do suíço nos últimos anos o credencia como um dos favoritos ao título nesta temporada, portanto, é justo que ele continue na equipe, mesmo com a mudança de marca.

Mortara é um piloto que está pronto para conquistar um título mundial, e mostrou ser tão rápido que os últimos campeões mundiais. Se a Maserati conseguir encontrar um carro confiável e rápido, com certeza Mortara lutará novamente pelo campeonato.

Porém, é bom o suíço abrir os olhos com o seu novo companheiro de equipe. A Maserati buscou na Nissan o alemão Maximilian Guenther, o mais jovem vencedor da história da Fórmula E, e que já comprovou em outras equipes que é um piloto rápido.

Guenther teve um começo difícil na Fórmula E. Começou a quinta temporada pela GEOX Dragon, e após algumas provas ruins, foi trocado pelo brasileiro Felipe Nasr. No fim, Nasr também não conseguiu deixar o final do grid, e com isso, Guenther voltou.

Com alguns pontos conquistados nas provas finais do quinto ano, Guenther chamou a atenção de outras equipes e foi escolhido pela BMW Andretti para substituir o português Antonio Félix da Costa. E não fez feio: venceu duas provas na sexta temporada, e outra na sétima, se tornando um dos principais nomes do grid. No ano passado, correu pela Nissan e não conseguiu repetir os bons resultados dos anos anteriores.

Com uma dupla de pilotos talentosa, a Maserati tem tudo para lutar pelo título. O carro foi bem nos testes de pré temporada em Valencia, que foram realizados no mês passado. A Maserati liderou quase todas as sessões com Max Guenther, e ainda teve Mortara sempre entre os seis primeiros. Ou seja: o time chega no México com a estima elevada.

Nome da equipe: Maserati MSG Racing

País de Origem: Itália

Sede: Monte Carlo, Monaco

Corridas disputadas: 0 eprix

Nome do Piloto: Edoardo Mortara

País: Suíça

Número do carro: 48

Idade: 36 anos

Corridas disputadas: 63 eprix

Vitórias: 6

Pódios: 13

Pole Positions: 2

Pontos totais na Fórmula E: 383 pontos

Voltas rápidas: 2

Voltas na liderança: 213

Nome do piloto: Maximilian Guenther

País: Alemanha

Número do carro: 7

Idade: 25 anos

Corridas disputadas: 52 eprix

Vitórias: 3

Pódios: 4

Pole Positions: 0

Pontos totais na Fórmula E: 161 pontos

Voltas Rápidas: 0

Voltas na liderança: 39 voltas

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo