Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) foi coroado campeão da décima temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. A conquista veio após o piloto alemão garantir a segunda colocação no último E-Prix em Londres. Oliver Rowland (Nissan) venceu a corrida, enquanto Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) ficou em terceiro, assegurando o vice-campeonato.
Wehrlein destacou-se pela regularidade ao longo da temporada, pontuando em 14 corridas, obtendo cinco pódios e três vitórias, além de conquistar três pole positions. O título, no entanto, foi decidido na última prova, marcada por intensas mudanças de posições e estratégias.
Mitch Evans, que ainda tinha chances reais de título, cometeu um erro nas voltas finais, abrindo caminho para a vitória de Wehrlein.
“Incrível. É muito incrível. Eu não sei nem por onde começar. Foi difícil, eu sabia que tinha de atacar, tinha de pegar o modo ataque. Mitch [Evans] se defendeu muito, mas continuei tentando ultrapassar. No fim, não sei o que aconteceu, sei que o safety-car entrou”, comentou Wehrlein.
A Jaguar TCS Racing venceu o Mundial de Construtores com 368 pontos, seguida pela TAG Heuer Porsche com 343 pontos, graças ao desempenho de António Félix da Costa e do campeão Wehrlein.
Na classificação final, os brasileiros tiveram uma temporada desafiadora: Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) terminou em 20º com 11 pontos, e Lucas di Grassi (ABT Cupra) em 23º com 3 pontos. Caio Collet (Nissan) participou de duas etapas, mas não pontuou.
A décima primeira temporada da Fórmula E começa em São Paulo, Brasil, em 7 de dezembro de 2024, com um calendário que inclui corridas em cidades como Cidade do México, Diriyah, Miami, Mônaco, Tóquio, Xangai, Jakarta, Berlim e Londres.
Classificação Final dos Pilotos (Top 5):
- Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) – 199 pontos
- Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 192 pontos
- Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 176 pontos
- Oliver Rowland (Nissan) – 156 pontos
- António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) – 144 pontos
Classificação Final das Equipes (Top 5):
- Jaguar TCS Racing – 368 pontos
- TAG Heuer Porsche – 343 pontos
- DS Penske – 196 pontos
- Nissan – 182 pontos
- Andretti – 169 pontos
Wehrlein se torna o primeiro alemão a vencer o campeonato, juntando-se a campeões de países como Inglaterra, Bélgica, Holanda, Portugal, França, Suíça e Brasil (Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi).
A edição dez da Fórmula E teve pela segunda vez um E-Prix no Brasil, prova realizada em março deste ano em São Paulo (SP), mais precisamente no Sambódromo do Anhembi. Ainda neste ano, o mesmo local abre a 11ª temporada em 7 de dezembro.