Nesta sexta-feira (19), o Fortaleza completa 300 dias como Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O modelo foi adotado em setembro de 2023, quando os sócios do clube aprovaram a alteração do estatuto e permitiram a transição. A mudança mais importante da história do Leão do Pici visa seguir com o crescimento dentro e fora das quatro linhas.
Desde 2017 à frente do clube, Marcelo Paz deixou a presidência para se tornar o primeiro CEO da SAF do Fortaleza e analisa positivamente o novo modelo. “A mudança para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol ocorreu porque acreditamos que seja um caminho benéfico para o clube, com grande potencial para impulsionar o momento de consolidação que vivemos”, disse.
Ao contrário de outros clubes que adotaram a SAF no país, no Fortaleza, a transição aconteceu de maneira que não resultou na perda do controle do futebol. Deste modo, o dono da sociedade é o próprio clube associativo.
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Antes da conclusão do processo de transição da SAF, no ano passado, o Fortaleza registrou arrecadação de R$371 milhões e superávit de R$ 66 milhões, alcançando recordes. Para este ano, a expectativa do clube é seguir crescendo. Sem investidores, o objetivo é receber aportes por meio da venda de ações para acionistas minoritários.
Além das mudanças mencionadas, com a SAF, o diretor executivo tornou-se um profissional contratado e remunerado, assim como os outros membros da diretoria. Desta maneira, a presidência do clube, sob mandato de Alex Santiago, toma frente da associação e concentra atenção a outras modalidades, como o futsal e o basquete.
Dentro das quatro linhas, de acordo com Paz, a transição também vem trazendo resultados. “Com uma gestão saudável, responsável e uma profissionalização da estrutura, o Fortaleza se atualiza para continuar crescendo e brigando por coisas grandes nos cenários nacional e internacional”, declarou.
Neste ano, primeiro sob o modelo SAF, o Fortaleza foi campeão da Copa do Nordeste, conquista vista pelo clube como resultado da gestão. No Brasileirão, o time está a cinco pontos de superar a campanha histórica de 2021 e apenas a um ponto do G-4, desempenho também apontado como efeito da mudança.