Nesta quarta-feira (5), às 21h30 (horário de Brasília), Fortaleza e CRB se enfrentam no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, na Arena Castelão. O Leão do Pici mira o tricampeonato, enquanto o Galo deseja conquistar o título pela primeira vez.
Para chegar na final, o Fortaleza goleou o Sport na semifinal, por 4 a 1, e garantiu a vaga na decisão. Já a classificação do CRB foi na emoção. Na partida única, a equipe encarou o Bahia e ficou no empate, levando a decisão para os pênaltis. O herói da classificação alagoana foi Matheus Albino, que defendeu a batida de Caio Alexandre e confirmou a vaga do Galo.
+ Para acompanhar todas as notícias sobre a Copa do Nordeste siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
As equipes têm históricos distintos na competição. O Fortaleza é bicampeão do Nordestão e visa o terceiro título. A primeira conquista tricolor foi em 2019, quando bateu o Botafogo-PB. O bicampeonato veio pouco tempo depois, já sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, em 2022, diante do Sport.
Do outro lado, o CRB sonha com a conquista inédita da Copa do Nordeste. Sob o comando de Daniel Paulista, a equipe voltou a disputar a final 30 anos após decidir a primeira edição do torneio, quando perdeu para o Sport, em 1994. Além de levantar a taça pela primeira vez, o Galo quer se consagrar como o primeiro clube alagoano a levar o título.
O retrospecto do duelo entre Fortaleza e CRB tem números equilibrados ao longo dos anos. Os times já se enfrentaram 32 vezes, com 13 vitórias do Laion, oito triunfos do Galo e 11 empates. Pela Copa do Nordeste, foram sete encontros, com duas vitórias do CRB, três triunfos do Fortaleza e dois jogos com placar em igualdade.
No primeiro jogo da decisão, o Fortaleza terá o apoio de sua torcida e vem embalado de três vitórias seguidas. O Leão do Pici goleou o Sport na Copa do Nordeste, venceu o Sportivo Trinidense na Copa Sul-Americana e conseguiu a segunda vitória no Brasileirão diante do Athletico. Fora de casa, o CRB também vem com uma boa sequência, que pode incentivar a equipe. O Galo eliminou o Ceará da Copa do Brasil, superou o Bahia na Copa do Nordeste, mas sofreu uma virada da Ponte Preta na Série B do Campeonato Brasileiro.